Rio 2016: Evento-teste do tênis agita o Rio

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Mais Esportes

A temporada da  Associação dos Tenistas Profissionais  (ATP) já acabou, mas a temporada da modalidade ainda reserva o evento-teste do tênis para o Rio 2016, que fecha o calendário 2015 de competições do Aquece Rio. O evento-teste, com exibição de desafios em simples e duplas, será realizado de 10 a 12 de dezembro, no recém-inaugurado Centro Olímpico de Tênis, na Barra da Tijuca. O  Brasil Masters Cup , que reúne os melhores tenistas brasileiros no ano, também fará parte do evento-teste, e por isso, a organização optou por não convidar tenistas estrangeiros.

O Brasil Masters Cup será disputado pelos melhores ranqueados nas categorias feminino, masculino, cadeirante, master e também, no juvenil, com atletas de 12 a 16 anos. No dia 10 de dezembro, a programação começa às 9h, com os jogos de quartas de final. Já no dia 11, também às 9h, os semifinalistas se enfrentam por um lugar na decisão; e no dia 12, às 16h30, haverá duas partidas exibição de simples e duplas.

leia-mais-cinza
iconezinho  MARCELO MELO CURTE SER NÚMERO 1 DE DUPLAS 
iconezinho  ENTREVISTA COM THOMAZ BELLUCCI 

Entre os atletas confirmados para o evento-teste do tênis estão Thomaz Bellucci, tenista número um do país (37º) e classificado para o Rio 2016, Rogério Dutra Silva, Bruno Soares, João “Feijão” Souza, André Sá e Teliana Pereira, a melhor tenista brasileira no ranking da Associação Feminina de Tênis (WTA), em 46º. A única ausência certa é a do mineiro Marcelo Melo, o líder do ranking de duplas, que optou por disputar um torneio amistoso do Team Tennis, na Ásia.

Dia Nacional do Tênis

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) aproveitou a proximidade do evento-teste de tênis para anunciar a criação do Dia Nacional do Tênis, que passa a ser comemorado neste 3 de dezembro — mesma data em que o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, alcançou o topo do ranking de simples, em 2000, no Masters Cup de Lisboa (Portugal). Para estimular a prática do tênis no Brasil e comemorar a data, a CBT ainda organizará clínicas em diversas cidades do Brasil, em parceria com a Escolinha Guga de Tênis.