Remo é opção para quem busca esporte diferente

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Considerado um dos esportes mais completos, o Remo vem ganhando cada vez mais adeptos principalmente entre aqueles que estão à procura de uma atividade diferente. Em São Paulo, a modalidade é praticada na Raia Olímpica da USP, onde estão localizadas as garagens de barcos de clubes como o Esperia, Pinheiros, Paulistano, Corinthians, Bandeirante e CEPEUSP, que mantêm cursos regulares para quaisquer interessados.

O contato com a natureza e o espírito de equipe são as principais características do esporte que, para o corpo, traz resultados como o ganho de massa muscular e o aumento da capacidade aeróbica. Os barcos podem ser remados por 1 pessoa (Skiff simples), por 2 pessoas (Skiff Duplo, Skiff Duplo Leve e o Dois Sem), por 4 pessoas (Skiff Quádruplo, Quatro Sem e Quatro Sem Leve) e por 8 pessoas (Oito Com). Por isso, é importante que o praticante esteja bem preparado fisicamente, pois seja em equipe ou sozinho é preciso acompanhar o ritmo dos companheiros ou do adversário.

Fernando de Campos Melo é remador há 13 anos. Começou no Corinthians até tornar-se auxiliar técnico do Clube, em 2002. No ano seguinte foi para Portugal e atuou como técnico adjunto das categorias infanto e junior em um clube local. Voltou em 2004 e foi convidado a implantar o departamento de remo no Esporte Clube Pinheiros, onde é técnico até hoje. Nesses quatro anos, já conquistou diversos títulos paulistas, como o bicampeonato do Troféu Bandeirante (tradicional regata de São Paulo realizada no barco oito-com), além de ter contado com a participação de três atletas nos Jogos Pan-americanos do Rio 2007, sendo dois deles medalhistas de prata no Oito-com. Para Fernando, o remo tem um enorme potencial tanto como atividade de lazer quanto competitiva.

Os irmãos Ana Luiza e João Roberto Palassão começaram a praticar remo há cerca de oito anos e já acumulam diversos títulos.
Ele, três vezes campeão brasileiro, se prepara para disputar o Campeonato Mundial no próximo mês de julho, na Alemanha. Ela, campeã sul-americana, é considerada uma das promessas do remo feminino brasileiro. Os dois disputam atualmente o Circuito Nossa Caixa de Remo, campeonato paulista com final prevista para o próximo mês de agosto.

Renan Koplewski de Castro é outra grande promessa do esporte. Tetracampeão Brasileiro e bicampeão Sul-americano, conquistou também a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Em julho, fará dupla com João Roberto Palassão no Mundial da Alemanha.

O técnico Acácio Roberto Lemos, do Clube Bandeirante, aposta no crescimento e na popularização do esporte. “Para quem gosta de atividades físicas em grupo, não há nada mais indicado do que o Remo. Os atletas exercitam o espírito de equipe e de respeito  ao próximo. Além disso, têm o privilégio de praticarem o esporte em  cenários super agradáveis”.

Para quem quiser conhecer um pouco mais da modalidade, uma boa dica é acompanhar as regatas do Circuito Nossa Caixa de Remo. A próxima etapa está marcada para o dia 17 de maio, a partir das 9h, na Raia Olímpica das USP. Acácio sugere que os interessados conheçam também as garagens dos clubes e toda a movimentação que ocorre durante as provas, com atletas entrando e saindo da água com seus barcos. Sem dúvida, um programa diferente.