Procure praticar o relaxamento para evitar desgastes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta época do ano você deve estar correndo para finalizar alguns processos ou mesmo planejar novos projetos para o próximo ano. Desta forma, peste atenção se você está se sentindo cansado, dolorido, desmotivado e, principalmente, com preguiça de levantar da cama todos os dias ou mesmo levantando já muito acelerado.

Então, o que fazer para melhorar?

Para te ajudar neste momento de estresse diário, você pode começar a praticar o relaxamento muscular progressivo, que tem como premissa básica a tensão muscular que normalmente está relacionada com a ansiedade. O objetivo deste relaxamento, é que você experimente uma redução bastante acentuada e reconfortante da ansiedade sentida, à medida que os músculos tensos possam ser relaxados. Este é um método poderoso e eficaz para induzir tal estado de relaxamento sucessivo de músculos voluntários numa sequência ordenada até que todos os grupos musculares principais do corpo estejam relaxados.

Como devemos fazer?

É bem simples, basta você contrair os grupos musculares de seu corpo, começando dos pés até a cabeça. Comece contraindo os músculos dos pés por 5 segundos e depois relaxe a musculatura, repita este movimento por 3 vezes. Depois faça com a panturrilha (batata da perna) e vá subindo até fazer a contração da testa.

Agora que já apreendeu repita este relaxamento outras vezes, assim você se sentirá mais disposto e relaxado!

No texto anterior falamos da importância do treinamento mental, não só para atletas, mais também para pessoas que praticam atividade física. O treinamento mental pode propiciar benefícios como: melhora da motivação; da concentração; minimização da ansiedade; auxiliar a diminuição da sensação de fadiga; melhorar auto-confiança; ajudar a substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos, etc.

Sendo assim, para melhorar a motivação podemos utilizar: técnicas cognitivas (mentalização das próprias capacidades, mentalização de metas concretas, determinação e variação de metas), técnicas de auto-afirmação (reforço positivo após boas ações, antecipação mental de auto-esforços, antecipação mental de reforços externos), técnicas motoras (auto-motivação por meio de movimento e exercício).

Buscando melhorar a concentração e minimizar a ansiedade devemos: simular condições de competição no treinamento, usar palavras-chave, estabelecer rotinas de comportamento, desenvolver planos de treino e competição, praticar o controle visual, permanecer concentrado em situações presentes.

O relaxamento pode auxiliar no controle da ansiedade, na melhora da sensação de fadiga e concentração. Desta forma, para relaxar utilizamos técnicas de respiração, técnicas de contração e relaxamento muscular, dentre outras que deverão ser observadas de forma individual.

A auto-eficiência ou monólogos internos beneficiam-se de técnicas como: auto-fala, substituir pensamentos negativos por positivos, reforço positivo após boas ações.

Por fim, consideramos que estas técnicas podem ser muito úteis se treinadas periodicamente, pois assim como treinamos nosso corpo, precisamos treinar a nossa mente, para que cada vez mais a atividade física seja vivenciada positivamente.

Confira artigos anteriores: