Prevenção de lesões para quem tem joelhos em "X"

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Os joelhos são as articulações com maior complexidade no corpo, por isso todo o cuidado é pouco para prevenir lesões neste membro. A anatomia do joelho permite muita intensidade de movimento, onde todos os ligamentos, tendões, músculos e etc., atuam para que o movimento seja executado com a maior segurança e equilíbrio possível.

O joelho em “X”, ou joelho Valgo, é a formação onde os joelhos se aproximam e os pés se distanciam formando uma angulação em X. Essa formação dos membros inferiores pode ser detectada através de exames específicos para esse fim.

A angulação, dos membros inferiores, em X nem sempre pode ser percebida a olho nu, por isso a realização de exame para essa detecção é muito importante. Qualquer pessoa que se proponha a praticar qualquer atividade física deve realizar o exame que detecta o problema, e quando detectado, deve-se elaborar um programa de Prevenção de Lesões, onde os membros inferiores devem ser trabalhados para obter maior força e flexibilidade.

A prática de exercícios físicos, principalmente, para quem tem a formação de joelho em “X” é muito importante, pois qualquer alteração no peso contribui para um desequilíbrio nas articulações do joelho. Com a prática de exercícios físicos, além do fortalecimento dos membros inferiores pode-se alcançar um equilíbrio corporal necessários para a prevenção de lesões.

 

Colunista:

Japão, é Diretor e Consultor Técnico da By Japão. Foi atleta e triatleta de 1986 a 1989 e, agora, técnico. Tendo chefiado, em 2007 e 2009, a equipe do ciclista de Santos, Cláudio Clarindo, que quebrou o recorde brasileiro ao completar o Race Across América na categoria solo, em 10 dias, 22h e 25min.