Pilates para retomar seus treinos

Atualizado em 22 de julho de 2016
Mais em Mais Esportes

*Por Cristina Abrami

No retorno aos treinamentos, tenha em mente que paciência e planejamento são seus maiores aliados. Após estabelecer as metas para a temporada é necessário retomar a rotina dos treinos a partir de como você se encontra agora e não do patamar de condicionamento que se encontrava na última prova.

Parece óbvio, mas muitos corredores, por não atentarem para esse fato, acabam se lesionando e comprometendo o início da temporada por desrespeitarem essa regrinha simples. Aproveite esta nova etapa para reavaliar o que funcionou no ano anterior e identificar as alterações que se farão necessárias e, até mesmo, introduzir novas atividades que poderão trazer ainda mais benefícios.

Muitas academias e centros de Pilates estão se especializando em aulas para corredores, devido aos resultados obtidos na prevenção, condicionamento e melhora do rendimento. Pode-se utilizar a prática de Pilates de muitas formas durante a temporada de treinamento.

Em uma primeira etapa, antes do início dos treinos propriamente ditos, pode-se utilizar a prática de Pilates como manutenção do condicionamento muscular ou como pré-condicionamento, no caso de sedentários que desejam iniciar um trabalho, preparando a musculatura, melhorando a postura, o alongamento e a força muscular.

Outra forma de se introduzir Pilates ao longo do ano de treinamento é intercalando essa atividade com os dias de treinos mais intensos, utilizando-o como recuperação ativa, além de relaxar, aliviar tensões e equilibrar a musculatura. Ainda pode ser planejado com exercícios para: melhora do gesto técnico da corrida, com correções de alinhamento nos membros superiores e inferiores, correções posturais, sem falar no trabalho específico de propriocepção (a percepção do próprio corpo).

A prática de Pilates, como um programa contínuo ou como complemento aos treinos em determinadas etapas, certamente trará benefícios tanto para a saúde como para a performance.

Ótimo início de temporada!

*Cristina Abrami é educadora física e diretora técnica do CGPA Pilates www.cgpapilates.com.br.