Paulista será a mais jovem amazona das Olimpíadas

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A amazona paulista Luiza Tavares de Almeida garantiu sua participação nos Jogos Olímpicos do Adestramento na quinta e última seletiva no Brasil, encerrada na sexta-feira (9), no Clube Hípico de Santo Amaro. Com apenas 16 anos, a menina será a mais jovem participante do hipismo numa Olimpíada. E quebrará o recorde do atual campeão olímpico de salto, o brasileiro Rodrigo Pessoa, que tinha 19 anos e 9 meses quando representou o Brasil pela primeira vez, na Olimpíada de Barcelona, em 1992.

O Clube Hípico de Santo Amaro deu sorte para o hipismo brasileiro no caminho para a China. Na semana retrasada, o cavaleiro Rogério da Silva Clementino, conquistou a vaga na Olimpíada e será o primeiro negro a competir nos Jogos em toda a história do hipismo.

Com apenas 16 anos e montando o puro sangue lusitano Samba, Luiza de Almeida precisava apenas uma nota acima de 64% de um dos três juízes internacionais que julgaram o evento. A sua apresentação conseguiu o índice olímpico de todos: 66,458% do norte-americano Gary Rockwell, 64,375% do francês Bernard Maurel e 64,167% da canadense Elizabeth McMullen. Com média de 64,667% entre os cinco juízes do concurso, Luiza foi a vencedora do FEI Grand Prix “B”, que teve como segundo colocado Rogério Clementino/Nilo VO (média de 64,125%), conjunto que já havia garantido a vaga olímpica na quarta seletiva, realizada também no Clube Hípico de Santo Amaro.

Com esse resultado, o Brasil já colocou pelos menos dois conjuntos em Pequim: Rogério da Silva Clementino, com o Lusitano Nilo V.O., primeiro negro a disputar uma Olimpíada na modalidade Adestramento, e agora Luiza, com Samba, que chegará a Hong Kong na condição de amazona mais jovem de todos os tempos. 

Coube a Rogério e Nilo V.O. o 2º posto do dia com a média final de 64,125%. Em 3º lugar chegou Leandro Aparecido da Silva, montando Oceano do Top, garanhão lusitano que recém voltou às pistas após uma lesão, com 60,958%.