Parques de São Paulo para a prática esportiva

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A cidade de São Paulo tem cerca de 6 metros quadrados de áreas verdes por habitante, metade do recomendado pela Unesco, conforme informação do Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia).

Esta pode ser uma das razões pelas quais os parques são tão valorizados e procurados pelos paulistanos, principalmente nos finais de semana. Para os esportistas, como os corredores, eles são a principal opção para treinamentos e a prática de atividades físicas ao ar livre.   

Recentemente, o Sinaenco apresentou um estudo sobre a qualidade de preservação dos parques públicos na capital paulista. De outubro a novembro de 2008, arquitetos visitaram 41 parques e constataram problemas em muito deles, como jardins mal cuidados e bebedouros que não funcionam. Dentre os que obtiveram melhores notas está o Parque do Ibirapuera, um dos preferidos para a prática esportiva na cidade.

O ativo.com selecionou alguns dos parques  (e local público, como a USP) utilizados pelos esportistas na capital paulista:

Parque do Ibirapuera

Fundado em 1954, o Parque do Ibirapuera é considerado o pulmão de São Paulo, e uma das principais atrações turísticas da capital paulista. Possui uma área de 1 milhão e 584 mil m², com três lagos artificiais interligados que ocupam 157 mil m². O Parque é ponto de encontro de corredores que buscam nas áreas verdes uma oportunidade para praticar corrida e caminhada em contato com a natureza.

O projeto paisagístico do Parque é de Roberto Burle Marx e o projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer. O Parque conta com pista de cooper, faixa para bicicletas, 13 quadras esportivas, equipamentos para auxílio de exercícios e ainda outros atrativos como o Museu de Arte Moderna, Bienal, Planetário, Praça Burle Marx, Jardim das Esculturas, Fundação Bienal, OCA, Parque Infantil.

Infra-estrutura para Corrida e Caminada
Os corredores e caminhantes podem escolher entre praticar as atividades em percursos de asfalto ou terra batida. Os percursos aferidos pela ATC – Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo – são os seguintes:

3 km – Volta do Lago
6 km – Volta da Grade
7 km – Corrida pelas alamedas
Pista de cooper – 1.200 ou 1.500 metros

A área para ginástica e pista de cooper receberam nota 7,5 na avaliação do Sinaenco

Informações gerais:

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, sem número, Ibirapuera.
Telefone: (11) 5573-4180.
Horário de funcionamento: das 6h às 22h. Entrada gratuita.
Estacionamento: oferece estacionamento (zona azul). De segunda a sexta, das 10h às 20h, e nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h Preço: R$ 1,80, por duas horas. A permanência máxima do veículo é de 4 horas.
Estrutura: em todo parque há ambulantes vendendo bebidas e salgadinhos. Oferece sanitários, acesso para portadores de necessidades especiais. No Parque há um centro de informações para visitantes.

Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos é um dos locais de lazer mais procurados para lazer na zona oeste paulistana. Situado às margens do Rio Pinheiros, do outro lado da USP – entre a Praça Panamericana e o CEAGESP – o Parque Villa-Lobos tem, atualmente, 750 mil m2 abertos ao público, e reúne um grande número de esportistas nos finais de semana.

Fundado em 1994, além da área para a prática de corrida e caminhada, o Parque conta com quadras de basquete, futebol de salão, tênis, tênis de mesa, duas quadras poliesportivas e campos de futebol.

Infra-estrutura para Corrida e Caminada
O parque conta 2,4 km de pistas para corrida e caminhada, com marcação a cada 100 metros, 1,5 km de ciclovia (bicicletas podem ser alugadas na entrada do Parque), e equipamentos para auxílio de exercícios.  Apresenta uma grande área plana e caminhos praticamente nivelados.

A área para ginástica recebeu nota 10 pelo Sinaenco e a pista de cooper e trilha nota 7,5. 

Informações gerais:

Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 1655, Alto de Pinheiros, Zona Oeste.
Telefone: (11) 3023-0316.
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 7h às 18h. Entrada gratuita.
Estacionamento: gratuito (750 vagas).
Estrutura: possui uma lanchonete, sanitários, playground, acesso para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados para portadores de deficiência.

USP

Uma das Universidades mais prestigiadas do país, fundada em 1934, a Universidade de São Paulo é um oásis para os paulistanos que gostam de praticar atividades físicas como corrida, caminhada e ciclismo. Tem uma área total de 76.560.850 m2 e o campus central, ou a Cidade Universitária, como é conhecido o local, conta mais de 35 institutos de ensino e pesquisa, hospitais e até mesmo quatro museus.

O CEPEUSP – Centro de Práticas Esportivas da USP – possui uma trilha de 1.038m para correr ou caminhar, 1 pista de atletismo, 1 velódromo oficial (para 10 mil pessoas), com quadra uma poliesportiva interna, 1 ciclovia de 4 km ao redor da raia olímpica. O acesso a essas dependências, no entanto, geralmente são liberadas ao publico geral mediante autorização especial, ou para a realização de eventos externos.

Infra-estrutura para Corrida e Caminhada

Existem várias opções de percursos para a prática de corrida na USP. De acordo com a ATC – Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo, os percursos podem ser escolhidos entre:

2,5 km – extensão da avenida da Raia.
Volta 6 km.
Volta 8 km.
Volta 10 km com rua da biologia.
Opção de 7 km  sem as seguintes rotatórias: oceanografia, prefeitura e reitoria;  sem a rua da Biologia. 
Opção de 8 km sem a rua da Biologia. 

Informações gerais:

Endereço: Av. Alvarenga, s/nº (Portão I), Butantã – Cidade Universitária – Zona Oeste. Além desse portão principal, possui mais duas entradas, uma na Avenida Corifeu de Azevedo Marques e outro na Avenida Politécnica.
Telefone: (11) 3091-3414.
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 5h às 20h. Sábado das 5h às 14h. Aos domingos e feriados é fechada ao público, sendo permitida a entregada somente para os que possuem carteira da USP (funcionários e alunos). Entrada gratuita. Entrada de ciclistas (com exceção dos que possuem carteira da universidade) só é permitida nos finais de semana.
Estacionamento: gratuito.
Estrutura: Possui lanchonetes espalhadas pelo campus, mas muitas não abrem nos finais de semana, sanitários disponíveis nas unidades das faculdades (algumas permanecem fechadas). Oferece estacionamento gratuito.

Parque Aclimação

O Parque surgiu a partir do chamado “Jardim da Aclimação”, por iniciativa privada do médio Carlos José Botelho. Na época em que estudou em Paris, conheceu o “Jardin d’Acclimation”, local onde era mantido um zoológico e acontecia a seleção, reprodução e hibridação de animais e também o cultivo e aclimatação de espécies exóticas. Inspirado naquele “Jardin”, quando voltou ao Brasil comprou as terras do Sítio Tapanhoin, transformando-o em granja leiteira, parque de diversões e zoológico. Nascia assim o Jardim da Aclimação.

Em 1939, o Parque foi inaugurado e, em 1986, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico de São Paulo. O parque possui área total de 112.200 m².

Infra-estrutura para Corrida e Caminhada

Possui pista de cooper asfaltada, com 960 metros, e trilhas para caminhada no Bosque. Conta com um Jardim Japonês com espelho d’água. O parque conta com aparelhos de ginástica, áreas de descanso, mini quadra de areia, parque infantil e um lago com 33.380 m².

A pista de cooper e a área para ginástica ganharam nota 7,5 na avaliação do Sinaenco. A quadra recebeu nota 10.

Informações gerais:

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1.119 – Aclimação (Região central de São Paulo).
Telefone: (11) 3208-4042.
Horário de Funcionamento: diariamente, das 6h às 20h. Entrada gratuita. São seis portões de acesso ao público.
Estacionamento: não há
Estrutura: conta com bebedouros, sanitários, playground, quadra poliesportiva. Não há lanchonete.
Acesso para portadores de necessidades especiais. Não é permitido andar de bicicleta.

Parque Severo Gomes

Cortado por um córrego, o antigo parque Granja Julieta, hoje chamado Parque Severo Gomes, tem uma área de cerca de 34 mil m2 no bairro Granja Julieta, zona sul de São Paulo, e um belo e tranqüilo bosque. Canteiros de rosas dão um charme especial ao parque. O terreno é praticamente todo plano e o parque possibilita andar de bicicleta no local.

Infra-estrutura para Corrida e Caminada

O Parque possui pista de cooper, área específica para ginástica e trilhas para caminhada. Também conta com uma ciclovia.

A pista de cooper, trilha e área para ginástica receberam nota 7,5 do Sinaenco. 

Informações gerais:

Endereço: Rua Pires de Oliveira, 356, Granja Julieta – Zona Sul de São Paulo.
Telefone: 5687-4994.
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 6h às 18h. Entrada gratuita. 
Estacionamento: gratuito.
Estrutura: possui sanitários, lanchonete, bebedouros, playground e bosque de amoreiras. Com acesso especial para portadores de necessidades especiais.

Parque Estadual Alberto Löfgren – Antigo Horto Florestal

O Parque Estadual Alberto Löfgren, antigo Horto Florestal, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica. Localizado na zona norte de São Paulo, o Parque é administrado pelo Instituto Florestal e ocupa um perímetro de cerca de 47 km, contando com dois lagos. Possui um Museu Florestal e um parque infantil e ainda quadra e campo de futebol. O Parque conta com bicas de água potável.

Infra-estrutura para Corrida e Caminada

Possui pista de cooper toda em área pavimentada, mas que não é continua, totalizando cerca de 7 km. Conta com equipamentos para ginástica e possui trilhas dentro da mata. Do lado de fora do Parque há uma ciclovia (Arboreto de Vila Amália).

O Sinaenco atribuiu nota 7,5 para a área de ginástica e nota 5 para a área de cooper/trilha.  

Informações gerais:

Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – Zona Norte de São Paulo, região da Serra da Cantareira
Telefone: 6231-8555.
Horário: diariamente das 6h às 18h. Entrada gratuita
Estacionamento: gratuito, com entrada pela rua Vicente José de Carvalho.
Estrutura: conta com sanitários, fraldário, área para piquenique, playground, bebedouros, bicas de água potável e Museu Florestal. Lanchonete somente fora do parque.
Não possui acesso diferenciado para portadores de necessidades especiais. Conta um banheiro adaptado para portadores de deficiência.