Paratleta brasileiro participa da EcoRun

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Mais Esportes

A EcoRun do último domingo (13), no Jockey Clube de São Paulo, contou com a presença do triatleta Marcelo Collet – campeão brasileiro e sétimo colocado no mundial de Paratriathlon na categoria TR5 (para pessoas com algum tipo de lesão nas pernas do joelho para baixo). A Seguros Unimed, patrocinadora da prova, garantiu a presença de Collet na corrida.

Ele foi atropelado aos 17 anos, em Salvador (BA), durante um treino de ciclismo para uma prova de triathlon. Sua perna esquerda foi atingida e, desde então, tem dificuldades para andar. Depois disso, Collet passou a se dedicar à natação e venceu várias medalhas. Porém, o paratleta sentia falta da adrenalina que o triathlon proporciona e voltou, em 2012, para o esporte – disputando na categoria TR5.

Sua reestreia foi triunfal, com a vitória na terceira etapa da Copa Brasil de Sprint Triathlon do ano passado. Pouco tempo depois, já estava disputando o Mundial de Paratriathlon, realizado em Auckland, na Nova Zelândia, quando ficou na sétima colocação.

A Seguros Unimed entrou no paradesporto apoiando 300 atletas do Comitê Paralímpico Brasileiro. Com plano de saúde, avaliações e exames, os competidores participaram das Paralimpíadas de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012), além dos Parapan-americanos do Rio de Janeiro (2007) e de Guadalajara (2011).

Um marco importante desta trajetória foi o apoio ao Instituto Superar – organização capacita e administra recursos para atividades esportivas –, iniciado em 2007, que ajudou na formação e desenvolvimento de atletas responsáveis por 33 das 43 medalhas conquistadas pela delegação paralímpica brasileira em Londres 2012. Agora, a menos de três anos dos Jogos Rio 2016, a Seguros Unimed e o Superar vivem a expectativa da inauguração de um Centro de Treinamento próprio, em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Será o primeiro CT totalmente acessível no país, o único com acesso integral para atletas com e sem deficiências. Contará com dois ginásios, pista de atletismo na modalidade velocidade, academia, clínica de fisioterapia, restaurante, alojamentos, salas de aula e auditórios.

Além do CT, o Sistema Unimed apoia financeiramente e fornece plano de saúde a um grupo de dez atletas de alto rendimento, investe nas escolinhas de esportes paraolímpicos e patrocina o Prêmio Superar, o único que celebra os melhores do esporte olímpico e paraolímpico.

(Esse texto é um publieditorial)