Pan 2015: atletismo do Brasil leva medalhas

Atualizado em 04 de agosto de 2016

O atletismo brasileiro levou para casa mais duas medalhas no Pan 2015, disputado em Toronto (Canadá). Flávia Maria de Lima conquistou o bronze nos 800m na quarta-feira (22), enquanto Keila Costa levou a prata no salto triplo, na terça-feira (21).

Na prova dos 800m, a paranaense de 22 anos completou as duas voltas em 2min40s, melhor tempo de sua carreira. Com o resultado, Flávia ratificou os índices para o Mundial de Pequim, em agosto, e para os Jogos Olímpicos do Rio. Seu melhor resultado pessoal anterior era de 2min81s.

“Estou muito feliz com a marca e principalmente com a medalha. Um lugar no pódio era o meu grande objetivo. Agora, quero correr a prova em menos de 2min e no ano que vem a luta será para bater o recorde brasileiro”, afirmou a corredora à  Confederação Brasileira de Atletismo, referindo-se à marca de 1min58s27, que desde 1995 pertence a Luciana de Paula Mendes.

Já Keila Costa conquistou a medalha de prata no salto triplo com a marca de 14,50 m (vento de 2.9 m/s), na quinta de suas seis tentativas. “Desde o início sabia que a prova seria muito difícil porque entre as participantes estava a campeã mundial”, disse Keila à  Confederação Brasileira de Atletismo, referindo-se à colombiana Caterine Ibarguen, ganhadora da medalha de ouro, com 15,08 m (vento de 2.3 m/s). “Fiquei realmente muito feliz com a prata. O objetivo era o pódio.”

Keila ainda espera conseguir outra medalha no salto em distância, prova que terá a qualificação nesta quinta-feira (23). “Estou num dos melhores anos de minha carreira. Sem lesão, bem treinada e tranquila”, disse a atleta de 32 anos, que ganhou prata nas duas provas no Pan do Rio, em 2007.

A colombiana Yosiry Urrutia ficou com o bronze, com 14,38 m (vento de 3.3 m/s). A outra brasileira no triplo, Nubia Soares ficou em 11º lugar, com 13,57 m (vento de 3.1 m/s).