Obesidade, reflexo da vida moderna

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O estilo de vida atual, com as facilidades tecnológicas e uma gama imensa de novidades em gôndolas, não tem ajudado muito quem quer manter um peso saudável. São tantas opções que fica cada vez mais difícil escolher algo sem pensar em todas as possibilidades que terá que abrir mão. Comer qualquer coisa diante do computador ou da televisão, sem prestar atenção no que está sendo ingerido, tem feito parte do dia-a-dia de uma grande maioria.

À primeira vista, pode parecer estranho falarmos de obesidade nesta coluna, onde algumas pessoas esperam encontrar assuntos ligados apenas ao rendimento e atividade física. Porém, a disciplina que precisamos para manter a regularidade na prática de atividade física deve estar presente para resistir às tentações e estar de bem com a balança.

Essa história talvez pareça familiar a você, mas quem nunca ouviu crenças populares/familiares tais como: “Criança saudável é criança gordinha!”, “Devemos comer tudo que está no prato, pois é pecado sobrar comida”, “Para agradar os pais, a criança tem que comer tudo”; “É preciso comer a refeição que a vovó fez com tanto carinho”… E por aí vai. Crescemos escutando essas frases, que muitas vezes nos acompanham a vida inteira.

Como fazer, então, para afastar do cotidiano tais crenças e nos tornarmos pessoas mais saudáveis?

Para evitar comer até o pote acabar, ou o prato ficar sem um grão de arroz, podemos criar algumas estratégias e esforço consciente. Pode funcionar esconder o doce, descansar o talher na mesa depois de colocar a comida na boca, fazer alguma atividade que o distraia para não ficar só pensando em comida, questionar-se, por exemplo, no momento em que pensar “devo comer tudo porque se não comer vou desperdiçar comida”, você pode pensar “não vou desperdiçar esta comida no meu corpo, pois ele não precisa de mais um bife para saciar minha fome”.

Isso não quer dizer que o segredo para uma vida feliz esteja em sempre abrir mão de suas vontades. O segredo está no equilíbrio entre ceder às tentações e manter o autocontrole. Algumas vezes é bom simplesmente desfrutar o momento, então, opte por quais tentações ceder e viva de acordo com suas escolhas. 

Lembre-se que, para aproveitar a vida, é preciso ter consciência de todos os ganhos e perdas que obrigatoriamente nossas escolhas trazem. Faça escolhas conscientes e seja feliz!

Como eu faço?
– Transforme seu desejo de emagrecer em uma meta atingível, com prazo e quantidade específica. Por exemplo: emagrecer dois quilos até o final deste mês.
– Depois de identificar aonde quer chegar e quando, faça um planejamento.
– Identifique as pequenas mudanças que você pode adotar em sua rotina, que levam ao alcance de seu objetivo. Nesse caso, a atividade física pode surgir como recurso, não como salvação e o único remédio.

Lembre-se: cada conquista deve ser comemorada intensamente. Não faça grandes comemorações com alimentos, mas, sim, permita-se outros tipos de premiações. Isso pode ser representado por um passeio, um novo corte de cabelo, ou até mesmo um novo acessório ou roupa. Ouse, pense, tente… Experimente e saboreie a vida de um modo diferente!

Confira artigos anteriores: