O verão chegou, e agora?

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Mais Esportes

Qual é a melhor opção para praticar atividade física na estação mais quente do ano? É um fato que as pessoas se sentem mais dispostas em treinar no verão, mas, para chegar à estação mais quente do ano em forma, devemos “pegar leve” e optar por modalidades indoor, por exemplo, como o Pilates.

Muitas vezes as pessoas não estão preparadas fisicamente para executar uma atividade que as levem a exaustão e isso pode agravar em atividades outdoor, principalmente porque os movimentos dos exercícios já geram calor e eleva a temperatura corporal. Esse processo é alterado ainda mais com os mesmos exercícios feitos sob o sol, podendo levar o praticante a desconfortos como a hipertemia e acarretando também: queda de pressão, dores de cabeça, desmaios, enjôos, entre outros sintomas.

Além de poupar o sistema de refrigeração corporal, O pilates permite a ventilação interna, o que é mais difícil de ocorrer em outras atividades.

Existe a vantagem em praticar o Pilates porque se destaca principalmente pelos benefícios do método. Há uma preocupação também pela ação das musculaturas mais profundas do tronco (transverso do abdômen, assoalho pélvico, multifídios e paravertebrais), no qual, além de manter uma melhor estabilização de centro e proteger a coluna de futuras lesões, é possível ganhar uma melhor consciência corporal e em poucos meses ter um resultado de tonificação na parede abdominal.

Independente do ambiente no qual a atividade física é praticada, certos cuidados não podem ser deixados de lado, e lembre que mesmo em atividades como no Pilates, o uso de roupas leves e confortáveis, a hidratação ou até mesmo a recuperação (de 24 a 72 horas de “repouso” em esforço físico) não devem faltar em sua rotina de treino. Caso opte por “encarar” o sol, prefira horários matutinos, até 10h ou após as 16h, que são períodos onde os raios UVB estão menos intensos no dia.

A prática do Pilates é voltada para um treino equilibrado e proporciona um bem estar não só para pessoas que já praticam como também para iniciantes, principalmente por não ter contra-indicações, mas sim modificações para cada tipo de praticante.

Em pouco tempo vemos resultados como: a melhora do equilíbrio e força muscular, alívio de tensões e dores, melhora da postura, coordenação motora, consciência corporal… O ritmo e a intensidade devem ser menores que o habitual em outras épocas do ano, o objetivo do Pilates é fortalecer com consciência e os exercícios em geral, visam sempre a qualidade do movimento.

Vale ressaltar que frequentando as aulas de duas vezes por semana ou até mesmo todos os dias com uma sessão de uma hora de duração, dentro de um mês já é possível sentir uma musculatura mais forte e equilibrada.

Procure um instrutor especializado pelo método e pratique inteligência! Desfrute ainda mais da última estação do ano com segurança e eficiência!

Outras matérias relacionadas:

Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa – parte II
Dicas de exercícios de pilates para fazer em casa
Os benefícios do Pilates para os homens