Nadar reduz pressão arterial de adultos mais velhos

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Quem tem mais de 50 anos pode adotar a natação como esporte. Segundo uma pesquisa da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, o esporte aquático reduz a pressão arterial em adultos mais velhos.

Pesquisadores analisaram 43 homens e mulheres acima dos 50 anos, com média de pressão arterial de 131 mmHg. Após incluir um circuito de natação semanal, os pacientes viram sua pressão cair para 122 mmHg.  Os parâmetros médicos consideram adequada uma pressão arterial de 120/80 mmHg. Acima disso, os pacientes são classificados como pré-hipertensos (até 140 mmHg) ou hipertensos.

Por não ter impacto direto nas articulações, a natação é bastante procurada por pessoas mais velhas para a prática de exercícios. O estudo coordenado pelo pesquisador Hirofumi Tanaka e publicado no American Journal of Cardiology apresenta mais um motivo para incentivar a prática.

“A natação é uma forma muito atrativa de exercício. Ela não envolve rolamento de peso corporal, devido à flutuabilidade da água, é favorável para as articulações do joelho e do tornozelo”, afirmou Tanaka em declaração à agência de notícias Reuters.

Os voluntários foram acompanhados durante três meses, onde realizaram treinos de 45 minutos até quatro vezes por semana. Como resultado, os novos atletas diminuíram sua pressão arterial em nove pontos, e ainda a mantiveram na média saudável durante 24 horas.