Mundial Paraolímpico de Natação começa com ouro

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Num dia marcado pela quebra de 13 recordes mundiais, Andre Brasil e Daniel Dias confirmaram o favoritismo e estrearam com vitória no Mundial Paraolímpico de Natação, em Eindhoven, na Holanda. O complexo Pieter Van der Hoogenband assistiu ao cartão de visitas da dupla brasileira neste domingo (15/8): dois ouros e duas novas marcas mundiais logo no primeiro dia de disputas.

Andre venceu os 100m borboleta (S10), com 55s99, enquanto Daniel ganhou os 50m livre, (S5) com 32m27s. Além do título mundial e do ouro, Andre e Daniel garantiram duas vagas masculinas para o Brasil nas Paraolimpíadas de Londres. As meninas também começaram bem, com o bronze de Edênia Garcia nos 50m livre (S5), com 53s.
“Foram meses muito duros. De muito trabalho, com poucos dias em casa. Pela primeira vez na vida não passei meu aniversário com meus pais, mas esse resultado mostra que dedicação e trabalho bem feito dão resultados”, disse Andre, lembrando ainda que passou três semanas treinando em altitude, em Sierra Nevada, na Espanha.

“Como o Clodoaldo (Silva), que em 2004, chamou as pessoas para o esporte paraolímpico, eu agora também falo: vem que estamos precisando. A gente não é diferente de ninguém. Olímpico e paraolímpico são a mesma coisa. É o mesmo sacrifício, o mesmo sofrimento e a mesma recompensa”.

Se Andre superou sua própria marca, Daniel ainda teve a alegria de quebrar o recorde que pertencia ao espanhol Sebastian Rodriguez. Também como seu companheiro, Daniel faz parte do Projeto Ouro do Comitê Olímpico Brasileiro, que visa a dar a maior estrutura para os atletas com reais chances de vitória em Londres 2012, e fez um período de treinamento de três semanas na altitude.

“É muito bom começar com o pé direito mesmo não tendo o pé direito. Essa era a prova mais difícil e mais importante para mim neste campeonato pois era a única prova que disputo que poderia abrir vaga para Londres”, comentou Daniel.

Outros brasileiros que disputaram final neste domingo foram Adriano de Lima e Jeferson, que ficaram em quinto (5m34s21) e oitavo (5m59s27) lugares respectivamente na prova de 400m livre S6; Ronaldo Santos, quinto (5m20s93) nos 400m livre S7; Claudia Silva, oitava (1m0692) nos 50m livre S4; Clodoaldo Silva, sexto (36s01) nos 50m livre S5 e Joana Silva, quarta (40s96) nos 50m livre S6. Raquel Viel, Roberto Rodriguez e Gabriel Feiten pararam nas eliminatórias.