Mundial Indoor: Keila Costa e Anderson Henriques são eliminados

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta sexta-feira (7 de março), o atletismo brasileiro não fez boa estreia no Campeonato Mundial Indoor, em Sopot (Polônia). No primeiro dia de competição, Keila Costa e Anderson Henriques foram eliminados nas provas do salto triplo e 400 m, respectivamente.

Keila terminou a prova classificatória no 10º lugar, resultado insuficiente para que a campeã brasileira de salto triplo se classificasse para a final deste sábado. Ela conseguiu a marca de 13,64 m na primeira de suas três tentativas. Quem saltou melhor na fase de qualificação foi a jamaicana Kimberly Williams, com 14,35 m.

Já Anderson Henriques participou da terceira das cinco eliminatórias dos 400 m, e por muito pouco não conquistou vaga para as semifinais. Mesmo com o tempo de 46s82, melhor resultado de sua carreira, o gaúcho terminou sua série na quarta colocação. No geral, ficou em 12º entre os 27 participantes. O mais rápido da fase qualificatória foi Chris Brown, de Bahamas, com 45s84. A semifinal será disputada ainda nesta sexta feira, às 17h15 (horário de Brasília).

Brasileiros competem neste sábado

No segundo dia da competição, neste sábado, às 14 horas (horário de Brasília), Thiago Braz e Augusto Oliveira, ambos de Marília (SP) disputarão a final do salto com vara.

Campeão do mundo juvenil e dono do título sul-americano adulto, Thiago Braz entra na disputa com 5,76 m, sua melhor marca indoor. Com esse salto, obtido no último dia 15, em Donetsk (Ucrânia), o brasileiro bateu pela segunda vez o recorde continental em pista coberta neste ano. Antes, seu melhor resultado foi 5,72 m, conquistado em Malmo, na Suécia, em 9 de fevereiro.

Após enfrentar alguns problemas na temporada, Augusto Oliveira também compete neste sábado. O brasileiro contundiu o pé direito no Meeting de Malmo, quando caiu fora do colchão. Ele retornou aos treinos para o Mundial depois de tratamento intensivo. Vencedor do Troféu Brasil/Caixa de 2013, o atleta de 23 anos tem como sua melhor marca do ano um 5,50 m.

Além de Thiago e Augusto, os representantes brasileiros do salto com vara no Mundial são Fabio Gomes e Fabiana Murer, campeã mundial indoor e ao ar livre na modalidade. O grupo treinou para o torneio em Fórmia, na Itália e participou de algumas competições preparatórias no início de temporada. Os atletas contam com as orientações do técnico Elson Miranda e de Vitaly Petrov, treinador do ucraniano Sergey Bubka e da russa Elena Isinbayeva, ambos campeões mundiais e olímpicos.