Mundial de Windsurf tem início em Ilhabela

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Condições clássicas, com sol e velocidade do vento superior a 40 Km/h, e a liderança do inglês Ross Williams, vencedor de duas das quatro regatas realizadas, marcaram esta quinta-feira, primeiro dia de disputas do Wind Brasil Ilhabela 2009 – Mundial de Fórmula Windsurf, que está sendo realizado no Centro Náutico BL3, na praia da Armação, em Ilhabela.

Velejadores da Itália, Inglaterra, Dinamarca, Argentina, França e Brasil participam do evento válido pelos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC).

Esta quinta-feira amanheceu chuvosa no litoral norte de São Paulo, mas as nuvens carregadas foram dando lugar ao sol e a ventos do quadrante sul que variavam entre 20 e 25 nós (37,07 Km/h e 46,33 km/h, respectivamente).

“O dia foi fantástico. Muito vento, sol, perfeitas condições de velejo se juntaram à paisagem exuberante deste lugar”, disse o italiano Alberto Menegatti, empatado em pontos perdidos (quatro) com Ross Williams, e segundo colocado na classificação da competição, já que o inglês venceu duas regatas, ficou em segundo em outra e descartou, conforme determina o regulamento, o pior resultado: um terceiro. “Estou muito feliz com meu desempenho. Espero manter o ritmo até domingo”, avaliou o inglês, oitavo lugar no ranking mundial.

O representante da Itália também obteve duas vitórias e uma segunda colocação, mas teve como descarte um quinto lugar. O brasileiro com melhor performance neste primeiro dia de provas foi o baiano radicado em Ilhabela Paulão dos Reis. Com dois quarto lugares e um segundo – descartou um sétimo -, ele está na terceira posição na classificação geral, com dez pontos perdidos.

Nesta sexta-feira, de acordo com Ceri Williams, vice-presidente da IWA e presidente da IWFC, estão programadas a realização de mais quatro regatas. O mesmo número deve ocorrer no sábado e as três últimas no domingo, totalizando 15. “Nesta quinta-feira as condições foram excelentes, a briga por posições foi constante e tudo indica que possamos realizar as 15 regatas programadas, o que é mais do que imaginávamos”, afirmou o dirigente.

Classificação – após 4 regatas e 1 descarte
1º Ross Williams (ING) – 4 pontos perdidos
2º Alberto Menegatti (ITA) – 4
3º Paulo dos Reis (BRA) – 10
4º Gonzalo Costa Hoevel (ARG) – 11
5º Jesper Vesterstrom (DIN) – 12
6º Wilhelm Schurmann (BRA) – 12
7º Gabriel Browne (BRA) – 17
8º Victor Melo (BRA) – 24
9º Klayton da Silva (BRA) – 26
10º Mathias Pinheiro (BRA) – 28

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom