Mundial de Atletismo pode ter recorde de atletas

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O Campeonato Mundial de Atletismo de Moscou acontece apenas em agosto, mas os russos já podem comemorar um recorde. De acordo com as inscrições preliminares recebidas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), a edição do torneio receberá 205 das 212 federações nacionais filiadas. 

Até então, o maior número de nações participantes em um campeonato mundial aconteceu em Sevilha, em 1999, quando 202 países foram representados na cidade espanhola. 

De acordo com a entidade, até agora 1.409 homens e 1.107 mulheres conquistaram o índice e estão garantidos no torneio que acontece entre 10 e 18 de agosto. 

O número, no entanto, pode ser reduzido por conta de lesões ou desistências de última hora. Mesmo assim, a IAAF disse estar otimista para que o estádio de Luzhniki, em Moscou, tenha a maior reunião de atletas da história.

A entidade máxima do atletismo divulgou também que no primeiro Campeonato do Mundo, disputado em Helsinki (1983), foram 1.335 atletas e que agora o número pode ser até 50% maior. 

O Brasil terá, até o momento, oito representantes. Solonei da Rocha Silva, Paulo Roberto, Ronald Julião, Kleberson Davide, Fabiana Murer, Augusto Dutra, Franciela Krasucki e Fábio Gomes.