Muito calor? Então você precisa se hidratar

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Treinar no calor extremo demanda muito cuidado e todo mundo que já praticou atividade física debaixo de um sol de 40 Cº sabe do que estou falando. Não precisamos nem ir muito ao extremo com temperaturas tão elevadas assim. Um treino ou passeio que seja num clima quente de 30 Cº já é o suficiente para apresentar queda de desempenho. O principal fator da baixa performance responde pelo nome de desidratação.

Durante uma atividade física, a taxa de transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício. Nosso corpo pede água e não podemos negar isso a ele em um dos momentos que ele mais necessita: treinos e competições.

Veja os sintomas da desidratação:

Sede, cansaço, tonteira, distúrbios visuais, alteração na frequência cardíaca são alguns deles. Quando a sede se manifesta já é um sinal de que o processo de desidratação já começou, e por isso os procedimentos de hidratação passam por ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física.

Para ter uma boa performance e manter os treinos num ritmo bom, 4 fatores são determinantes:

1. Alimentação balanceada
2. Descanso e bom sono
3. Frequência nos treinos
4. Muita hidratação

Benefícios da água:

• Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias.

• A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes.

• Ajuda a manter a temperatura do corpo estável.

• A água é com certeza também um dos maiores aliados da beleza do nosso corpo, já que não existe melhor hidratante para nossa pele do que ela.

• Combate a indisposição. Em muitos casos, fadiga, dor de cabeça e dor nas costas (coluna) podem ser causadas por desidratação.

• Favorece quem precisa perder peso.

• A combinação adequada de fibras e água auxilia no funcionamento correto do intestino.

Os problemas mais comuns e bastante conhecidos vão desde as cãibras e exaustão induzidas pelo calor até, embora com menor frequência, o choque térmico.

No calor, você deve prestar mais atenção na perda de líquido pelo corpo. Mas em dias frios a ingestão de água também é indispensável.