Marílson vence 10 Km Tribuna FM em Santos

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Marílson Gomes dos Santos, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, venceu pela sexta vez a 10 Km Tribuna FM-Unilus, neste domingo (15/5). Com 27min59, bateu o recorde da prova, que era de 28min01 e pertencia a Vanderlei Cordeiro de Lima, padrinho da equipe BM&FBOVESPA desde 1997.

Os quenianos Nicholas Koech, em segundo, e Joshua Kemei, em terceiro, completaram o pódio. Na prova feminina, o Clube fez dobradinha no pódio, com Simone Alves da Silva em segundo lugar (32min32) e Cruz Nonata (32min37). A vitória ficou com a queniana Eunice Kirwa (32min07).

Depois de correr a maratona mais rápida de sua carreira em Londres, no dia 17 de abril (2h06min34), Marilson preferiu se concentrar na vitória, em Santos, sem pensar em tempos. Mas o ritmo forte imposto pelos quenianos desde os primeiros quilômetros confirmou a fama da prova como uma das mais rápidas do Brasil, com percurso partindo da Avenida João Pessoa até a Praia do Gonzaga. A disputa reuniu 16 mil atletas em Santos.

“Foi uma prova de superação, mesmo. Eu ainda estou muito preso, depois da Maratona de Londres, e o início foi bem puxado. Mas me senti bem, tive uma grande torcida e acabei fazendo um bom tempo”, comemorou o fundista. Marílson também venceu a Tribuna em 2003, 2005, 2006, 2009 e 2010 e foi vice em 1999, 2004 e 2007.

Marílson deve voltar à pista na quarta-feira (20/5), para disputar os 10.000 m do Desafio Internacional Olímpico e Paraolímpico Escolar, em São Paulo. A competição vai inaugurar a Pista de Atletismo Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera. “Vou tentar fazer uma prova rápida e melhorar meu tempo nos 10 mil m”, explicou Marílson, tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York.

Entre as mulheres, a disputa em Santos também foi dura. “Tentei dosar o ritmo e fazer o meu melhor, mas as quenianas foram abrindo, abrindo… Tive de acompanhá-las para garantir uma boa posição. As brasileiras foram muito bem, mas elas voaram”, contou Simone Alves da Silva, medalha de prata na 10 Km.

“Conseguir melhorar o meu tempo numa prova disputada como essa foi ótimo. O clima aqui em Santos é muito bom, com muita torcida”, acrescentou Simone, vice-campeã da São Silvestre 2010 e campeã sul-americana de cross country, que teve Cruz Nonata, também do Clube BM&FBOVESPA, como companheira de pódio. Além de Cruz, Fabiana Cristine da Silva, também da equipe, ficou com o sexto lugar.