Maratona de SP tem programa de inclusão de atleta com deficiência

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A 14ª Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no dia 1º de junho, em novo percurso, não reunirá apenas atletas de elite e amadores em busca de qualidade de vida em suas provas de 5 km, 10 km e 42.195 metros. A competição terá um dos maiores programas de inclusão de atletas com deficiência em corridas de rua do país, com oito categorias de corredores especiais.

Na Maratona de São Paulo, que este ano terá largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada, e chegada na região do Obelisco do Ibirapuera, a organização liberou inscrições para as seguintes categorias: cadeirantes, handcycle, deficientes visuais, amputados de membros inferiores, deficientes de membros superiores, deficientes auditivos e deficientes mentais.

Para facilitar a participação desses atletas, a Yescom, organizadora da prova, firmou no ano passado parceria com a Associação Desportiva para Deficientes (ADD). De setembro, quando o acordo começou, até dezembro, quando foi disputada a São Silvestre, 387 atletas com deficiências participaram das provas da Yescom.

O maior número de participantes ocorreu na tradicional São Silvestre, que teve 133 atletas inscritos, segundo informações da ADD. A parceria começou na disputa da Meia Maratona do Rio de Janeiro, dia 2 de setembro, que teve 25 pessoas com deficiência e continuou por todo o calendário: Corrida da Paz (41), Super 40 Brasília (10), Brasken Salvador (6), Super 40 Belo Horizonte (9), Corrida Contra o Câncer de Mama (53), Da Rua para a Pista (4), Volta da Pampulha (31), Braskem Maceió (5), Sargento Gonzaguinha (49) e 10k Rio (21).

O acordo firmado cria procedimentos e serviços especiais para facilitar a participação de atletas deficientes e ao mesmo tempo fiscalizar, controlar e certificar os critérios e graus de deficiência dos participantes. Os atletas devem fazer inscrição, gratuita, pelo site www.maratonadesaopaulo.com.br.

A associação prestará assistência na entrega dos kits, na largada e na chegada, onde existirão áreas exclusivas para esses corredores, com o apoio de monitores capacitados.