Judô: Brasil conquista um ouro e quatro bronzes na Alemanha

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O judô brasileiro conseguiu bons resultados no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha. Só no domingo (23 de fevereiro) foram três medalhas, sendo uma dourada para Luciano Corrêa, na categoria até 100 quilos, e outras duas de bronze para Rafael Buzacarini (também até 100 quilos) e Rafael Silva (+100). Já na sexta-feira (21 de fevereiro), foi a vez das meninas subirem ao pódio. Erika Miranda, na categoria até 52 kg, e Ketleyn Quadros (57 kg) conquistaram o bronze.

Único judoca do Brasil a subir no lugar mais alto do pódio no torneio, Luciano Corrêa teve mais facilidade do que esperava na decisão. Como o cazaque Maxim Rakov se machucou na semifinal e não teve condições físicas de participar da luta pelo ouro, o brasileiro foi ao tatame só para comemorar.

No domingo, quem também lutou pelo Brasil no Grand Prix foi Eduardo Bettoni (até 90 kg), mas ele foi eliminado por Erkin Doniyodorov, do Uzbequistão. Entre as mulheres, Samanta Soares (78 kg) foi derrotada logo em seu primeiro duelo pela francesa Madeleine Malonga, enquanto Rochele Nunes (78 kg) não passou do segundo confronto, contra Maryna Slutskaya, da Bielorrússia.

O judô brasileiro mostrou evolução em relação a mesma competição disputada no ano passado. No Grand Prix de Dusseldorf de 2013, foram quatro medalhas conquistadas, sendo uma de ouro, com Maria Suelen Altheman (+78 kg), duas pratas com Diego Santos (60 kg) e Tiago Camilo (90 kg), e um bronze com David Moura (+ 100 kg).