Judô: após bronze em Paris, Rafaela Silva lidera ranking mundial

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Após conquistar o bronze no Grand Slam de Paris (França), a judoca Rafaela Silva (até 57 kg) entrou para o clube de brasileiros que lideram o ranking mundial em suas categorias. A carioca somou 2.158 pontos e ultrapassou a alemã Miryam Roper (2.094) e a francesa Automne Pavua (2.016) para se juntar a Rafael Silva (mais de 100 kg), Sarah Menezes (até 48 kg) e Mayra Aguiar (até 78 kg) nos primeiros postos de suas respectivas divisões de peso.

Entre os pesados (mais de 100 kg), Rafael Silva não competiu em Paris, mas mesmo assim foi beneficiado, já que o heptacampeão mundial Teddy Rinner não lutou em seu país e acabou perdendo 50 % dos pontos conquistados com o título da edição 2013 desse Grand Slam. Agora, Rafael está com 2.090 pontos contra 1.900 de Rinner. O brasileiro pretende competir no Grand Prix de Dusseldorf (Alemanha), seu primeiro torneio no ano, para tentar somar alguns pontos.

Quem também está no Top 10 entre os pesados é David Moura, que subiu da sétima para a sexta posição depois de faturar a prata em Paris, e o contundido Walter Santos, em nono lugar.

Entre as mais leves, Sarah Menezes não vê ninguém na sua frente na categoria até 48 kg. Ela tem 86 pontos de vantagem para a judoca da Mongólia Urantsetseg Munkhbat, que levou medalha de prata no Grand Slam de Paris. Já Mayra Aguiar, longe dos tatames desde o Mundial do Rio, em setembro, aumentou sua vantagem em 20 pontos para a húngara Abigel Joo. Agora, a brasileira está 92 pontos a frente.

O brasileiros mais bem colocados em seus respectivos rankings garantem prioridade na convocação para competições como o Mundial e Jogos pan-americanos.