José Rubens D'Elia: o segredo da boa alimentação

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Podemos começar prestando mais atenção ao escolher os ingredientes, ao fazer supermercado, feira, sacolão etc. Comer com prazer e de maneira saudável faz parte das atitudes das pessoas e profissionais vencedores.

Marcar consulta com um nutricionista deveria fazer parte da nossa agenda anual ou do check-up regular.

Nada melhor do que aprender com um especialista da área. Na minha equipe multidisciplinar, o nutricionista ocupa um papel chave. Suas orientações são vitais para montarmos um programa adequado de atividades físicas aos nossos clientes.

Com a orientação do expert da área, podemos filtrar, com critério, a avalanche de informações publicadas sobre o assunto e escolher aquelas que agregam valor ao nosso cardápio.

O mais importante é conhecermos como funciona o nosso corpo. Ao invés de ficarmos restritos a contar calorias, como faz a grande maioria, o primordial é saber que são os hormônios que controlam o nosso corpo.

Através de uma alimentação balanceada (que contém uma parte de cada grupo alimentar) é possível liberar os hormônios, que fazem emagrecer.

O nosso corpo precisa de nutrientes. Os mais importantes e que fornecem energia são as proteínas, os carboidratos e os lipídios (óleos e gorduras).

As proteínas (representadas pelas carnes, ovos, leites e derivados) são responsáveis pela construção das nossas células. Você sabia que as nossas células nascem, crescem e morrem o tempo todo?

Os carboidratos (massas, arroz, pães, farináceos, batatas, doces) transformam-se em glicose, quando comemos a quantidade certa. Em excesso, transformam-se em gorduras.

O nosso cérebro alimenta-se de glicose. Quando deixamos de comer de 3 em 3 horas, o nível de glicose do sangue diminui e aí falta alimentação para o cérebro.

Os lipídios (azeite, óleos, manteiga) também são importantes, na medida certa, para o funcionamento do nosso corpo.

Já falei duas vezes em medida certa e adequada. Você deve estar se perguntando? Qual é essa famosa medida certa! E aí que mora um dos segredos.

Não existe uma medida “certa” padrão, que sirva para todo mundo. Somos seres únicos, com constituições diferentes, vidas diversas, etc.

Quem vai saber prescrever a sua medida ideal é o nutricionista. Você sabia que só os nutricionistas podem “prescrever dietas”?

Então? Quer saber mais sobre o assunto? Quer se alimentar bem e de maneira saudável? Quer unir saúde e prazer?
Marque a sua consulta para comer bem e melhor.

Você merece. Nutra-se.