José Rubens D'Elia: executivos a um passo da UTI

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nos check-ups corporativos é muito comum alterações no teste de esforço, no perfil glicídio (pré-diabetes e diabetes), altos índices de colesterol e triglicérides, obesidade, pressão alta, etc.

As pressões que o executivo vive são muito difíceis de serem eliminadas. A experiência que tive com a vida dos atletas profissionais, demonstrada no meulivro Fábrica de Campeões, aumentou minha atenção com os executivos.

A solução é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Uma das chaves para este atleta do mundo corporativo sair da UTI convencional é entrar na UTI da saúde (Última Transformação Interna).

Normalmente, o perfil desses executivos não é motivado pela prevenção da doença, mesmo com o quadro caótico. O que os inspira é um projeto desafiador, visto que na sua história de sucesso profissional esse combustível sempre foi a matéria-prima.

A mudança do atleta corporativo é inspirada na filosofia do atleta profissional. Para um atleta é fácil permanecer 4 anos se preparando para as Olimpíadas e para o executivo isso também é real no que diz respeito a um projeto profissional.

Consciente que esse perfil de executivos não tem “paciência” para um projeto a longo prazo, desenvolvi para eles um estilo muito parecido com a assessoria que ele recebe no cotidiano de negócios: algo pontual, mensurável e de resultado imediato.

A grande sacada é fazer projetos de atividade física para o executivo que não passem de 6 meses a 1 ano. Assim ele cruza a linha de chegada frequentemente para atingir a meta principal que para alguns pode ser conseguir concluir a São Silvestre, Prova Ciclística, ou Ironmans.

Neste método descobri o princípio da semente com a cenoura. O executivo tem que ter um interesse que nasceu dele (semente) e desenvolver um projeto que ele possa chegar a algum objetivo (cenoura).

Nas entre linhas destas ações o executivo conquista a OTI (Ótima Transformação Interna), que representa além do resgate e controle da saúde, um estilo de vida saudável, para aumentar o padrão de energia e entusiasmo dentro dos pilares das vitalidades: corpo, mente e alma.

A intenção é maior do que uma mudança de hábitos é um projeto de vida.