José D"Elia: a importância das pernas fortes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Conheça os benefícios de pernas fortes e como elas potencializam o melhor uso do corpo, a favor da saúde e alta performance.

Nossos membros inferiores representam quase a metade da nossa massa corpórea. Quase não existe espaço vazio nas pernas, como há no abdômen ou tórax. São eles que possibilitam ao homem manter-se na vertical, podendo além de caminhar, correr, pedalar, subir escadas, agachar, pular, etc.

A musculatura das pernas atua como um “coração acessório” ou “uma bomba de auxílio”, principalmente, as panturrilhas. Quando contraídas facilitam o retorno do sangue que está na parte inferior do corpo do homem.

A deficiência existente no fortalecimento das pernas ocasiona prejuízos ao coração pela falta de condições cardiovasculares. Pernas fracas representam ainda um sacrifício extra em todo o corpo e a possibilidade de lesões nas articulações, ligamentos e nos ossos que, por musculatura encurtada e fraca, ficam mais desprotegidos, gerando até osteoporose.

Benefícios de pernas fortes:

• Quando as pernas se fortalecem, são beneficiados também o quadril, o glúteo e os pés.

• Os músculos dessa região vão muito além do movimento funcional (caminhar, saltar, correr, pedalar). Fazem a devolução do sangue ao coração.

• A partir dos 25 anos, há uma perda natural da capacidade muscular. É importante a partir dessa idade investir na forma física e, principalmente, no fortalecimento das pernas.

• Para fortalecer as pernas pode-se combinar um treinamento com base aeróbia e também musculação. As atividades aeróbias, como bicicleta e caminhada, auxiliam o fortalecimento dos músculos.

Confira artigos anteriores: