Infográfico: a trajetória do paraquedismo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Desde seus primórdios na China, em 1306, quando pessoas saltavam de altas muralhas com um enorme guarda-chuva para amortecer a queda, até o salto direto da estratosfera realizado pelo austríaco Felix Baumgartner, em 2012, o paraquedismo tem muita história.

O esporte tem como precursor Leonardo da Vinci que, com base em estudos sobre o voo dos pássaros, conseguiu criar diversas máquinas e equipamentos voadores.

E não foi somente o inventor italiano que se debruçou sobre os livros atrás do sonho de flutuar nos ares.  Em 1783 o equipamento foi aprimorado e aconteceu o primeiro salto oficial.

Com o passar dos anos, o paraquedas passou a ser utilizado como salva-vidas, o paraquedismo ganhou status de esporte e os primeiros acidentes fatais acontecerem, até que 1911 o primeiro salto de paraquedas de um avião foi realizado.

Vinte anos depois, a modalidade chega ao Brasil. um dos maiores incentivadores da modalidade em terras brasileiras foi Charles Astor que formou vários paraquedistas em seu curso Aeroclube de São Paulo.

Em 1941, o paraquedas é utilizado para o bem e para o mal durante a segunda guerra mundial. Apesar de ser usado para a invasão de território alheio, é nesse período que o equipamento passou a receber grande incentivo para o seu desenvolvimento e aprimoramento.

Até chegar aos dias de hoje, mais precisamente em 2012, quando Felix Baumgartner fez o maior salto de paraquedas de todos os tempos. O austríaco saltou a uma altura de 39 mil metros, direto da estratosfera.

E para entender melhor a trajetória de um dos esportes mais emocionantes já inventados, veja o infográfico:

história do paraquedismo

Infográfico: História do Paraquedismo | Sky Company – Paraquedismo em Boituva