DivulgaçãoFoto: Divulgação

Geração paraolímpica 2016 em disputas na Colômbia

Atualizado em 22 de julho de 2016

Nesta sexta-feira (16), uma delegação de 90 atletas, de 13 aos 21 anos, embarca para Bogotá, na Colômbia, para participar dos Jogos Parapan-Americanos Juvenis.

A competição, que vai de sábado (dia 17) a quinta-feira (22), contará com a participação de aproximadamente 600 atletas de 16 países no atletismo, natação, basquete, futebol de 7 (paralisados cerebrais), goalball, halterofilismo, tênis e tênis de mesa.

“O tamanho da delegação reflete o foco do nosso trabalho na base”, disse Andrew Parsons, presidente do CPB, que também preside o Comitê Paraolímpico das Américas. “Estamos levando atletas muito talentosos que podem competir no Rio em 2016. Inclusive, gente que já é realidade no cenário atual, como o corredor Alan Fonteles”, citou Parsons.

O paraense Alan Fonteles, de 17 anos, faturou a medalha de prata nos Jogos Paraolímpicos de Pequim no revezamento 4 x 100m. “Estamos começando a trilhar o caminho rumo aos Jogos do Rio, em 2016. Tem muita gente boa indo para Bogotá que ainda vai dar alegria à torcida brasileira”, comentou Fonteles.

Está é apenas a segunda edição dos Jogos Parapan-Americanos Juvenis. A primeira ocorreu em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005, mas o Brasil não enviou representantes. Agora, a equipe verde-amarela embarca com uma delegação composta por atletas de 17 estados.

São Paulo é a localidade com o maior número de integrantes, com 24. Em seguida vem Mato Grosso do Sul (13), Santa Catarina (12), Rio de Janeiro (9), Pará (6), Minas Gerais (50, Distrito Federal (4), Rio Grande do Norte (3), Ceará, Paraíba, Rondônia, Pernambuco, Alagoas (todos com dois), e Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso (todos com um).