Game ajuda a ganhar condicionamento e a aprender alguns golpes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O ex-campeão do UFC, Junior Cigano, entrou no octógono virtual para testar dois jogos: o “UFC unidsputed 3", para Playstation 3 e Xbox 360, e o UFC Personal Trainer, para jogar com o Kinect (Xbox) ou PlayStation Move. Ambos têm em comum a chancela da maior organização de artes marciais mistas do mundo, mas tem características totalmente diferentes. O primeiro é um jogo de luta convencional, mas o segundo promete tirar o jogador do sofá e, se levado a sério, pode ajudar a ganhar condicionamento físico.

Quem vê de longe pode achar que o "UFC Personal Trainer" é só mais um jogo de pancadaria, mas, na verdade, o game é voltado para atividade física e aprendizado sobre a modalidade. Quem joga precisa seguir as instruções do treinador virtual (que pode ser alguma estrela do UFC como Damian Maia, Cain Velasquez, Jon Jones dentre outros) para desferir os golpes de forma correta. O sensor reconhece o movimento, que se estiver certo, garante pontos e elogios dos ilustres professores. É possível realizar diversos exercícios como golpear sacos de areia virtuais e exercitar partes específicas do corpo de forma independente dos sensores de movimento.

Junior Cigano aprovou o jogo no teste realizado pela revista Veja e disse que, principalmente para quem está começando no esporte, o game ajuda muito, pois possibilita um conhecimento maior sobre os golpes. Outro aspecto importante resaltado pelo lutador brasileiro é o fim da passividade diante do game, pois o jogador passa a interagir e se exercitar mais.

Confira o vídeo do lutador "treinando" com os jogos: