Esqui aéreo: Laís Souza passará por mais cirurgias

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta quinta-feira (30 de janeiro), a atleta de esqui aéreo, Laís Souza, passará por duas pequenas cirurgias no Hospital Universitário de Utah (Estados Unidos). Ela está internada ndesde segunda-feira (27 de janeiro), quando colidiu com uma árvore enquanto esquiava e deslocou uma vértebra da coluna cervical . A atleta se preparava para os Jogos de Inverno de Sochi (Rússia),  entre 7 e 23 de fevereiro

O médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Antonio Marttos Jr., acompanha a atleta, que passará por uma traqueostomia (intervenção que previne infecção pulmonar) e uma gastrostomia (colocação de tubo para levar alimentação diretamente ao estômago para evitar sinusite). A mãe de Laís, Odete Souza, desembarca nesta quinta-feira em Salt Lake City (EUA) para ficar com sua filha, que já está acompanhada de Josi dos Santos, sua companheira na equipe de esqui aéreo.

Segundo o especialista em doenças da Coluna, o Dr. Vinicius Benites, da UNIFESP, Laís sofreu uma fratura-luxação da C3 (terceira vértebra cervical), isso significa que a vértebra quebrou e ainda saiu do lugar devido a lesão de ligamentos que sustentam a coluna. Isso afetou gravemente a coluna da atleta e os resultados foram, basicamente, dois: o primeiro foi o choque medular, uma espécie de atordoamento da medula que regride em até 24h. Sobre isso o Dr. Benites observa que esse choque atingiu porções acima da C3, tanto que ela ficou incapacitada de respirar e só hoje voltou a ter movimentos de elevação dos ombros.

O segundo, muito mais grave, é a lesão medular definitiva, que no caso de Laís, tem grande chance de ter sido uma contusão completa da medula, que resultaria na perda dos movimentos, sensibilidade e funções autonômicas abaixo da C3-C4, de acordo com o especialista. Isso significaria sequelas motoras (perda de movimentos parciais ou completos de braços e pernas), perda de sensibilidade abaixo do pescoço e perda do controle de funções como urinar e da defecar.

A Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) divulgou, também, nesta quinta-feira, a equipe brasileira que irá às Olimpíadas de Inverno de Sochi. Josi dos Santos, que recebeu nesta quarta-feira (29 de janeiro) a confirmação de sua classificação para os Jogos no Esqui Aéreo (vaga que Laís Souza esperava conseguir), ainda não sabe se disputará a competição. Caso ela aceite participar, será a primeira atleta a competir pelo Brasil nessa modalidade em uma Olimpíada de inverno.