Equipe Brasileira de Vela muda 40% dos integrantes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A Equipe Brasileira de Vela de 2010 sofreu uma renovação de 40%. Das dez modalidades de oito classes, quatro terão novos representantes este ano. A Pré-Olímpica de Brasília terminou domingo, no lago Paranoá, indicando os atletas que receberão ajuda de custo mensal e passagens da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para competir em alguns dos principais torneios da Europa como preparação para os Jogos da Inglaterra, em 2012.

As mudanças ocorreram no Star, Laser, Laser Radial e Match Race. Entraram os multicampeões Torben Grael e Marcelo Ferreira no lugar de Lars Grael e Ronald Seifert, no Star; Eduardo Couto no de Bruno Fontes, no Laser; Odile Ginaid no de Adriana Kostiw, no Laser Radial; e a equipe de Juliana Mota no da equipe de Juliana Senfft, no Match Race.

A competição reuniu 106 atletas em oito classes, sendo que em duas (470 e RS:X) teve categorias masculina e feminina.

Torben Grael, o maior medalhista olímpico do Brasil e da vela mundial, mostrou-se bastante animado para brigar por uma vaga para os Jogos da Inglaterra. Vai acertar o seu calendário com o Sindicato Prada, de vela de Oceano, e ver o maior número possível de competições de Star que possa disputar em 2010.

“A princípio, a próxima olimpíada está nos meus planos”, disse o campeão da Volvo Ocean Race de 2008/2009, como comandante do Ericsson 4, e eleito o melhor velejador do mundo de 2009 pela Federação Internacional da modalidade.

Com isso, o esperado confronto de 2008 entre Torben e Robert Scheidt, que não ocorreu, deve acontecer em 2012. Outro candidato a entrar na brigar é Lars Grael, que já comprovou nível técnico elevado apesar de não ter a perna direita, amputada num acidente em 1998. Ele foi medalha de bronze no Mundial de 2009, na Suécia, e quarto lugar no Mundial do Rio, em Janeiro.

Além da renovação de 40% da equipe, a Pré-Olímpica ratificou a força de jovens velejadores como Jorge Zarif, de 17 anos, no Finn, e de Patrícia Freitas, de 19, na RS:X, que mantiveram invictos a vaga na Equipe Brasileira.

Outra revelação da Pré-Olímpica foi o brasiliense Rodrigo Mendonça, de apenas 16 anos, que foi o campeão da classe Laser. Ele ficou fora da equipe por não ter disputado o Campeonato Brasileiro de Vitória, em janeiro. “Foi uma surpresa pra mim e pra todo o mundo. O título, com certeza, reforçará minha autoconfiança e o meu currículo.”

Equipe Brasileira de Vela 2010

Star
Robert Scheidt e Bruno Prada (SP) – estão na Equipe no ciclo 2009/2012 por serem medalhistas de prata na China
Torben Grael e Marcelo Ferreira (RJ)

Laser
Eduardo Couto (RJ)

Laser Radial
Odile Ginaid (ES)

49er
André Fonseca e Marco Grael (SC-RJ)

Finn
Jorge Zarif (SP)

470 Masculino
Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (RS)

470 Feminino
Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan (RS)
Isabel Swan (RJ) – está na Equipe no ciclo 2009/2012 por ser medalhista de bronze na China

RS:X Masculino
Ricardo Winicki, o Bimba (RJ)

RS:X Feminino
Patrícia Freitas (RJ)

Match Race
Juliana Mota, Daniela Adler e Larissa Juk (RJ)

Os campeões da Pré-Olímpica

Star – Robert Scheidt/Bruno Prada
Laser – Rodrigo Carvalho Mendonça
Laser Radial – Odile Ginaid
470 masculino – Fábio Pillar/Gustavo Thiesen
470 feminino – Fernanda Oliveira/Ana Luisa Barbachan
RS:X masculino – Ricardo Winicki, o Bimba
RS:X feminino – Patrícia Freitas
49er – André Fonseca/Marco Grael
Finn – Jorge Zarif
Match Race – Juliana Senfft, Gabriela Sá e Adhara Ginaid

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom