Equipe brasileira de Atletismo embarca para Pequim

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em Mais Esportes

A equipe brasileira de Atletismo embarcou nesta quarta-feira (30), em São Paulo, com destino aos Jogos Olímpicos de Pequim. A competição será disputada entre os dias 8 a 24 de agosto, na China. Sendo as provas de atletismo, de 15 a 24/8. A equipe brasileira conta com 45 atletas.

A chegada em Macau – onde o atletismo fará sua aclimatação – está marcada para próximo dia 1º. Os atletas permanecerão na cidade chinesa de colonização lusitana até o dia 10/8, quando seguirão para a Vila Olímpica, em Pequim. Na lista de atletas que embarcam nesta quarta-feira estão Maurren Maggi (salto em distância), Vicente Lenílson (100m e 4×100 m), Sandro Viana (100m, 200m e 4x100m), Jessé Farias de Lima (salto em altura), Anselmo Gomes da Silva (110m com barreiras) e Elisângela Adriano (lançamento do disco).

“Fizemos uma preparação adequada e vamos com perspectivas de obter bons resultados”, avalia Nélio Moura, técnico das atletas do salto em distância, Maurren Maggi e Keila Costa.

Quem também está otimista é o treinador Jayme Netto Júnior, responsável pelas provas de velocidade e revezamento masculino. “Depois dos campings que fizemos e das competições na Europa, pude definir a equipe do 4×100 m”, conta Jayme. “Vicente Lenílson vai abrir e passar para o Rafael, que entregará o Bruno Lins. O Sandro Viana será o quarto e fechará o revezamento”, avisa.

Entre os atletas que integrarão a seleção brasileira em outras datas estão Keila Costa, Fabiana Murer e Jadel Gregório. As saltadoras competem o GP de Mônaco nesta terça, dia 29/7, e se juntarão ao grupo em Toronto, no Canadá. Jadel Gregório viajará para a China no próximo dia 2/8, devendo embarcar em Londres.

Hudson de Souza (1.500m) é outro brasileiro que está na Europa, em Madri, Espanha e embarcará para Pequim no próximo dia 2/8. O estreante Mahau Suguimati (400m com barreiras) chega à cidade-sede dos Jogos Olímpicos no dia 10 de agosto, proveniente de Tóquio, no Japão, onde mora.

Maratonistas – Os maratonistas, bem como os representantes na Marcha, escolheram como estratégia permanecer treinando na altitude e chegar à China em datas próximas às suas competições, a partir da segunda semana de agosto.

Marly dos Santos (Maratona) embarcará em Guarulhos, no dia 8/8. Marílson dos Santos, José Teles de Souza e Franck Caldeira, os três brasileiros na Maratona, seguirão nos dias 13/8 – os dois primeiros – e 14/8. Marílson e José Teles permanecem até o dia 11 na cidade colombiana de Paipa, treinando em altitude. O mesmo faz Franck Caldeira, só que na cidade mineira de Itamonte.

Tânia Regina Spindler (20km marcha) e Mário José dos Santos (50km marcha) seguirão para Pequim nos dias 9 e 10/8, respectivamente. José Alessandro Bagio (20km marcha) embarca no dia 8/8.