Doping: nomes de peso do atletismo mundial são suspensos

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

No último final de semana, dois nomes de peso do atletismo mundial foram suspensos por doping. O campeão mundial do salto triplo, Teddy Tamghho ficará longe das pistas pelo período de um ano, por não informar seu paradeiro à Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e por não ter sido encontrado pela entidade para fazer os testes antidoping fora de competição. Já a campeã olímpica e mundial de marcha atlética, Yelena Lashmanova, pegou gancho de dois anos após testar positivo para uma substância proibida em um exame antidoping, segundo o site oficial da Federação de Atletismo da Rússia (FAR).

O francês de 24 anos, dono da terceira melhor marca de todos os tempos (18,04) no salto triplo, assumiu sua negligência e terá 45 dias para apelar da decisão. O gancho poderia chegar a dois anos, mas o conselho disciplinar da federação de seu país, acreditando em sua palavra, aplicará a pena mínima. A suspensão de Thamgho é retroativa a 18 de março de 2014.

Flagrada em um teste de controle antidoping fora de competição, feito no dia 4 de janeiro deste ano, Lashmanova, de 22 anos, foi punida pela federação de seu país com suspensão de dois anos, que começa a valer a partir de 26 de fevereiro. Dessa forma, ela ainda poderá participar da Olimpíada do Rio de Janeiro, que acontece entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. Na última edição dos Jogos, a russa conquistou a medalha de ouro na prova de 20 km da marcha atlética e ainda quebrou o recorde mundial.