Doping: Asafa Powell é suspenso por 18 meses

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta quinta-feira (10 de abril), o ex- recordista mundial dos 100 metros rasos, Asafa Powell, foi suspenso por 18 meses pela Agência Antidoping de seu país (Jamaica) após seu exame, realizado no dia 21 de junho de 2013, durante o Campeonato Nacional de Atletismo, testar positivo para a substância estimulante oxilofrina.

++LEIA MAIS:

​>> VELOCISTA JAMAICANA LEVA 18 MESES DE GANCHO POR DOPING

O atleta, que vai recorrer da decisão, disse em comunicado oficial que a sentença não é apenas injusta, mas patentemente injusta. O atleta também declarou que as comissões antidoping foram criadas para permitir que atletas transgressores das regras do esporte tenham uma chance de redenção igualitária. E, infelizmente, esse não foi seu caso.

O velocista ainda acrescentou que é a primeira vez em quase 12 anos de esporte, e 150 testes realizados, que teve um resultado adverso. Ainda mais para um estimulante que, além de ser considerado por especialistas sem efeitos para melhorar o desempenho, tem uso proibido apenas durante a competição.

Em comunicado oficial, o presidente da comissão disciplinar que julgou o caso do atleta, Lennox Gayle, afirmou que eles chegaram a uma decisão unânime, onde, em todas as instâncias, Asafa Powell foi considerado negligente e culpado, principalmente à luz do fato de que ele é uma atleta de alto nível.