Definidos os campeões do Extremaventura 2009

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O título da temporada 2009 das Corridas de Aventura no Paraná foi decidido embaixo de muita chuva no último sábado (5/12), em Antonina, litoral norte do estado. Como nas duas primeiras etapas, a chuva marcou presença na competição que definiu as equipes Guartelá (Pró), Tramontrip (Expedição), GR Aventura (Aventura Duplas) e Willian Ienke (Aventura Solo) como os campeões da temporada 2009.

A prova teve início as 9h25min na Praça Feira Mar, ao lado do Mercado Municipal de Antonina embaixo de muita chuva. No primeiro trecho da prova, todas as categorias seguiram pelo mesmo trajeto até o PC1, localizado no Morro da Caixa d’água, a 100 metros de altitude acima do local da largada.

Devido as fortes chuvas a trilha estava bem escorregadia e os tombos e erros na navegação foram inevitáveis. NO PC1 as categorias se dividiram. Enquanto a Pró rumava em direção a localidade do Capituva, a Aventura seguia para o Portinho do Cabral e a Iniciantes para a Ponta da Pita. As primeiras equipes da Pró a chegarem no PC2 foram a Guartelá, Guartelá Sul Marumbi e Desorientados, que assinaram as 11h12min o PC. Do PC 2 ao PC5 muita dificuldade.

Primeiro no ramal ferroviário, pedalando pelos trilhos do trem. Após saírem do trilho, uma trilha estreita em meio a Serra do Mar, com muitos galhos, pedras e rios, o que impossibilitou as equipes desenvolver uma boa velocidade neste trajeto. E quando chegou a estrada, nova dificuldade.

Com o excesso de chuva, a estrada estava totalmente danificada, oferecendo mais um trecho sem a condição de pedalar. Somente quando as equipes estavam se aproximando do PC5 é que a estrada melhorou para enfim a bicicleta ser usada integralmente. Mas para manter o grau de dificuldade, esta estrada cortava uma fazenda de criação de búfalos.

Enquanto as categorias Aventura e Estreantes finalizavam sua prova no mesmo local da largada, após trechos de canoagem na Baía de Antonina, trilhas e estradas no ciclismo, os atletas da Pró e Expedição iniciavam o trecho mais técnico da prova, uma travessia entre São João da Graciosa e a Reserva Natural do Morro da Mina. Na trilha os desafios continuavam. Cruzando diversos vales, a decida dos grotões e as travessias dos rios que estavam cheios pela chuva dificultavam ainda mais o percurso.

A primeira equipe a chegar no PC8 para o último trecho da prova, 13,5km de canoagem pelos Rios Curitibaiba, Xaxim e a Baía de Antonina, foi a Guartelá na Pró e Audax na Expedição. Como a Audax estava com apenas um integrante, a primeira equipe dessa categoria que estava no páreo foi a Tramontrip as 16h32min.

Após 9h36min, a vitória na Pró ficou com a equipe Guartelá e Tramontrip na Expedição. Na Aventura a vitória ficou com a Academia Malharte de Prudentópolis, enquanto na Solo Willian Gargamel Yenke faturou mais uma. Na Estreantes a vitória ficou com o atleta Eduardo Guimarães no Masculino, seguido pelas atletas Lizandra Stelle de Oliveira, Juliana Istchuk Bruning de Oliveira, Karina Bruning de Oliveira, Adriana Maria Cardoso, Karla Bruning e Soraya Vidal Palanicki que correrram juntas a prova.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom