Daniel Dias é coroado com Prêmio Laureus

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O brasileiro Daniel Dias entrou mais uma vez para a história do esporte nacional. Dias se tornou o primeiro atleta nacional a vencer por duas vezes o Prêmio Laureus, uma das premiações esportivas mais importantes do mundo.

Maior medalhista brasileiro dos Jogos Paralímpicos, Dias venceu a disputa na categoria Paratleta do Ano. Pela primeira vez realizada no Brasil, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a premiação homenageou o recém-aposentado nadador Michael Phelps pelos seus méritos durante a carreira, com o troféu de Conquista Excepcional.

Segundo a versão online do jornal O Estado de São Paulo, Daniel Dias frisou em seu discurso de agradecimento que o Brasil tem outros atletas além dos futebolistas. “Para 2016, temos tudo para mostrar que não somos apenas o País do futebol”, afirmou. Dias também falou sobre estar inspirando novas gerações de esportistas. “Quem sabe um dia não poderei nadar ao lado de alguém que me viu competindo, e conquistaremos uma medalha no revezamento”.

Além do paratleta, os brasileiros Pelé, Ronaldo, Bob Burnquist e Raí, além da seleção pentacampeã do mundo, de 2002, também já foram laureados com a premiação.

Apesar de homenageado, o maior medalhista olímpico da história, Michael Phelps, acabou superado pelo velocista jamaicano Usain Bolt na categoria Atleta Masculino do Ano. Já o atacante Neymar, que concorria à Superação do Ano, foi derrotado pelo tenista britânico Andy Murray.

Confira a lista de premiados:

Atleta Masculino do Ano: Usain Bolt

Atleta Feminina do Ano: Jessica Ennis

Equipe do Ano: European Ryder Cup Team

Superação do Ano: Andy Murray

Retorno do Ano: Felix Sanchez

Paratleta do Ano: Daniel Dias

Atlteta de Ação do Ano: Felix Baumgartner