Conheça as belezas das águas brasileiras

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Pouco explorado no Brasil, o turismo náutico toma diversas formas na costa brasileira. Dentre elas é possível escolher entre luxuosos transatlânticos até pequenas embarcações com passeios locais e um tempinho para mergulho e visita de paraísos que só se chega pelo mar.

O brasileiro ainda está descobrindo as maravilhas de conhecer seu próprio país pelo mar. Hoje as operadoras, especialmente de turismo náutico local, contam na sua maioria com o interesse dos estrangeiros que já vêm com uma cultura náutica mais refinada, sabendo até diferenciar os tipos de embarcações disponíveis no mercado.

Um exemplo prático é a vida náutica no Rio de Janeiro. Poucos cariocas conhecem a Baía de Guanabara e suas exuberâncias naturais pelo mar. Os passeios náuticos no Rio também são uma ótima opção para quem vai passar pouco tempo na cidade e quer conhecer suas maravilhas. É possível ver o Pão de Açúcar, Corcovado, Cristo, ponte Rio-Niterói, fortes, ilhas oceânicas e tudo de mais belo da cidade em apenas um dia. Claro que não substitui a subida no bondinho, mas com certeza ver as Cagarras há alguns metros de distância e poder mergulhar nas suas águas cristalinas é muito mais recompensador.

Para quem quer festa e passeios curtos, existem inúmeros saveiros que saem da Urca e da Marina da Glória diariamente. Saveiros são embarcações mais conhecidas como escunas que levam mais de 30 pessoas a bordo.

Outra opção no Rio é o Pink Fleet, um cruzeiro de luxo que sai diariamente da Marina da Glória com restaurante a bordo e estrtura para o turismo, gastronomia, negócios e eventos. Seus passeios diurnos ou noturnos se restringem à Baía de Guanabara.

Para quem quer tranqüilidade e privacidade, os passeios de veleiro são uma ótima opção. Além de você aprender mais sobre o esporte e a técnica de vela, pode visitar diversas praias e locais num único dia.
No caso de passeios na região de Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty, é possível dormir cada dia em uma praia diferente. No Rio de Janeiro você pode visitar a Ilha de Paquetá, patrimônio histórico e cultural do Estado, as Ilhas Maricás ou arquipélago das Cagarras com direto a mergulho e lanche a bordo. Você será levado pela brisa sem o barulho incômodo do motor, tendo ainda a opção de fazer o seu roteiro conforme o vento.

Procure operadoras de passeios e turismo náutico na sua cidade. Até mesmo em São Paulo é possível aprender a velejar e descobrir as maravilhas das águas brasileiras. Na represa de Guarapiranga e em Ilhabela, litoral norte de SP, existem inúmeras escolinhas de vela e operadoras que alugam lanchas, veleiros e pequenas embarcações.

No Estados do Rio, você encontrará as seguintes operadoras citadas nessa matéria: www.saveirostour.com.br  especializada em escunas e embarcações com propulsão a motor / www.mistralis.com, especializada em aluguéis, passeios e expedições personalizadas de veleiro / www.pinkfleet.com.br cruzeiro de luxo na Baía de Guanabara. Em São Paulo, capital você encontra a escolinha de vela Dick Sail – www.dicksail.com.br.

Por Karen Riecken – velejadora especializada em marketing esportivo, hoje trabalha com turismo e eventos náuticos no Rio de Janeiro, gerencia a Mistralis Treinamentos Empresariais a Vela.