Com 96 anos, atleta é a mais velha do Mundial de Atletismo Master

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Entre os participantes do Mundial de Atletismo Master, realizado até 27 de outubro em Porto Alegre (RS), há vovôs e vovós atletas, mas nenhum tem mais vigor do que Olga Kotelko. Com 96 anos de idade, sendo quase 20 dedicados ao atletismo, ela é mais velha da competição, e participa das provas de corrida de 100m e 200m, salto em altura, salto triplo, salto em distância, lançamentos de martelo, disco e dardo.

Se só de pensar já cansa, imagine praticar tantas modalidades com essa idade? E ela não só participa, mas vence. Detentora de 26 recordes mundiais em sua faixa etária e ganhadora de mais de 700 medalhas de ouro, a atleta lamenta o fato de existirem poucas mulheres de mais de 90 anos no atletismo e reconhece que para participar de competições a pessoa deve ter muito amor pelo esporte.

Canadense da província de Saskatchewan, Olga participou pela primeira vez de um campeonato fora de sua terra natal em 1998, em Tucson, Arizona, e não pretende parar tão cedo. Já estão planejadas viagens para competições em 2014 na França, Hungria e Polônia.

Apesar de ser competitiva, uma das coisas que Olga mais gosta durante os torneios, além dos benefícios que o esporte traz para a saúde, é a possibilidade de viajar pelo mundo, conhecer pessoas novas e fazer amigos. Apesar do apoio da família, ela veio para Porto Alegre sozinha, e para se comunicar, usa pequenos cartões com os endereços que deve ir, como hotel ou locais de prova.

Atualmente, a vovó atleta mora com sua filha Linda, de 62 anos, e tem dois netos, Matthew de 25, e Lisa, de 23. Com tantas experiências para contar, sua história deu origem ao livro Olga!, biografia que será lançada no outono (primavera no hemisfério norte) de 2014. 

(Com informações de Soraya Bertoncello e Secretaria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul)