Circuito Extremaventura 2010 tem início no Paraná

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

No último sábado (8) foi realizada a etapa de abertura do Circuito Extremaventura 2010 na cidade de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Com a presença de 126 atletas divididos em cinco categorias, Pró (Quarteto Elite), Expedição (Duplas Elite) Solo (individual Elite) Aventura Duplas e Estreantes e cinco modalidades, Orientação, Trekking, Caminhada em Leito de Rio, Ciclismo e Técnicas Verticais.

A competição teve iniciou às 8h15, no centro de eventos Recanto Céu Azul, na comunidade da Colônia Malhada, em São José dos Pinhais, e contou com chuva, frio e muita lama.

A primeira modalidade foi o ciclismo, que passou por plantações de hortaliças e por estradas de terra que apresentavam muita lama e desníveis acentuados, tanto no aclive quanto no declive. Neste trajeto o objetivo era alcançar os Postos de Controle 1 e 2 antes de encarar o primeira desafio da prova, os mais de 300 metros de desnível do Morro Redondo.

Com a chuva dando trégua e o sol timidamente querendo aparecer, as equipes desenvolviam bem o pedal até encostar na serra. Com muita umidade e clima frio, a subida do Morro redondo ficou ainda mais difícil. Com vento soprando forte e com a trilha bem escorregadia, diversas equipes foram obrigadas a parar inúmeras vezes no caminho para respirar e recuperar o fôlego.

De volta às bicicletas as equipes percorriam um pequeno trecho até cair em uma gelada, a caminhada no leito do Rio Miringuava Mirim, que ao final era contemplada por uma bela visão da Cachoeira da Panagro, com cerca de 30 metros de altura. Saindo da cachoeira o trecho mais técnico da prova, o Trekking entre os PC’s 7 e 8 que não possuía trilha e sim um “vara mato” e um caminho indefinido onde era fácil se perder entre os inúmeros rastros de animais e de caçadores.

Na chegada ao PC09 as bicicletas entravam em ação novamente para auxiliar as equipes no caminho até o PC 10, que fazia a ligação com o PC11 para o rapel de cachoeira de mais de 50 metros de altura. Como este PC estava localizado no alto da serra, algumas equipes chegaram a quase congelar devido ao forte frio que fazia no local. Após o rapel mais lama no trekking, subidas intermináveis, descidas velozes, mais chuva e frio até cruzar a linha de chegada que estava localizada no mesmo local da partida.

A vitória na categoria Pró ficou com a equipe All Nature de Curitiba com o tempo de 11h17min. Nas outras categorias os grandes vencedores foram Rendicola (Expedição), Adilson Lara (Solo), Pula Cerca (Aventura) e Luiz Fabiano (Estreantes).

Classificação por equipes:
Pró
1- All Nature, 10h09min
2- Butucas, 11h58min
3- Naventura, 12h45min

Expedição
1- Rendicolla, 7h49min
2- Audax, 8h23min
3- Sul Suarana, 9h57min

Solo
1- Adilson Lara, 7h15min
2- Rafael França, 8h20min
3- Edson Murakami, 8h30min

Aventura
1- Pula Cerca, 3h45min
2- Falta muito, 3h58min
3- No Alvo, 3h58min

Estreantes
1- Luiz Fabiano, 3h15min
2- Ormy Hunter, 3h48min
3- Leonardo Vardanega, 6h32min