Circuito Caixa termina com 18 recordes mundiais

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Foram dois dias de competições em Fortaleza com os 650 melhores atletas de três modalidades na 1ª Etapa Nacional Circuito Loterias CAIXA Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação. O resultado? Dezenove recordes mundiais quebrados neste último final de semana (12 e 13/9). É a força dos atletas paraolímpicos do Brasil.

“Foi um final de semana excelente”, comemorou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). “Os resultados foram ótimos e mostram que nossos atletas se encontram em grande forma, mesmo estando no ano um do ciclo paraolímpico para Londres. O que vimos em Fortaleza é um sinal de que podemos esperar muito do Brasil para 2012”, disse.

Ao todo, foram 16 marcas históricas na natação e duas no atletismo. Sem contar os recordes brasileiros, que somando as três modalidades, passaram dos 30.

O alagoano Jonathan de Souza Santos, da classe F40, vai dar um trabalho extra aos membros do Departamento técnico do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC). Neste domingo (13), ele quebrou pela segunda vez consecutiva o recorde mundial no arremesso de peso. A marca de 11m21 é 16cm melhor que anterior, dele mesmo, alcançada em Brasília, na Etapa Regional do Circuito Loterias Caixa.

O índice no Distrito Federal ainda estava sendo homologado pelo IPC, mas terá que ser deixado de lado por causa do novo recorde de Jonathan em Fortaleza. “Nos treinos eu faço 11m30 ou 11m28. Treino cinco horas por dia para melhorar meus resultados, portanto acho que ainda vou melhorar esta marca de hoje”, disse o alagoano, que mede 1,38m de altura

No sábado, foi a vez da experiente pernambucana Suely Guimarães recolocar seu entre as melhores do cenário paraolímpico internacional. No lançamento de disco da classe F56, ela atingiu 25m05. O recorde anterior era dela mesmo, feito em dezembro de 2003, em Mar Del Plata, na Argentina (24m67).

Já os recordes brasileiros do atletismo caíram tanto no sábado como no domingo. No primeiro dia, sete marcas caíram. No domingo, oito. Destaque para os atletas de Brasília. Paulo Flaviano (Cetefe), da classe T37, quebrou um recorde de quatro anos atrás, nos 400m. Ednubia Costa Braga (AEEP) é recordista na T20 nos 200m e nos 400m. Ariosvaldo Fernandes (Cetefe) baixou ainda mais o índice brasileiro nos 400m na T53, para cadeirantes.

Lucas Prado não conseguiu cumprir o objetivo de quebrar recordes nas três provas que fez, mas chegou perto nos 400m, no domingo. Com o tempo de 50s30, ficou a três centésimos de sua melhor marca.

Na natação, a dupla André Brasil e Daniel Dias pulverizou nada menos que 16 recordes mundiais. Em virtude da realização do Mundial de piscina curta (25m), em novembro, no Rio de Janeiro, a Etapa Nacional Circuito Loterias CAIXA em Fortaleza foi disputada em piscina de igual extensão.

O 17º recorde mundial na piscina do Clube BNB foi alcançado pelo mineiro Felipe Marinho, da Adevibel-MG, na classe S11, nos 100m medley.

André Brasil, da S10, derrubou sete das melhores marcas do planeta: 100m borboleta, 100m medley, 100m livre, 100m costas, 50m livre, 50m borboleta e 200m medley. “Espero que a competição em novembro no Rio de Janeiro não tenha uma programação tão intensa como esta. Em dois dias nadei sete provas, por isso considero que a preparação para o Mundial foi muito boa. Mas vou treinar para baixar ainda mais essas marcas”, prometeu.

Daniel Dias, dono de nove medalhas paraolímpicas, desembarcou em Fortaleza para fazer sua estréia em competições de piscina curta. Mas uma vontade que mal cabia na piscina do BNB: quebrar o recorde mundial nas oito provas que disputou. Conseguiu. Depois das marcas no sábado nos 100m medley, 200m livre, 100m peito, 50m costas e 100m livre, conseguiu mais três no domingo: 50m livre, 50m borboleta e 200m medley.

“Seria impossível ter um final de semana melhor do que este em Fortaleza. Todos esses recordes mostram que me preparei bem para a Etapa Nacional e que vou chegar em excelente ritmo no Mundial”, previu.

 

Acompanhe o ativo.com pelo Twitter: www.twitter.com/ativocom