Britânico pega onda gigante em Portugal

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Depois de derrubar Maya Gabeira e exaltar Carlos Burle, no fim do ano passado, as ondas gigantes de Nazaré (Portugal) apareceram novamente. E dessa vez, quem tentou domá-las não foi um brasileiro, mas o britânico Andrew Cotton. E ele foi bem sucedido na tentativa. Devido aos poderosos swells (ondulações, na tradução livre) causados por tempestades de inverno responsáveis por trazer fortes correntezas e ondas, o litoral português tornou-se um dos locais mais desafiadores do mundo para os surfistas.

Apesar de não ter chegado até a base da onda, que atingiu 24.3 m, de acordo com especialistas, Cotton ficou em cima da prancha por muito tempo e desceu um verdadeiro paredão de água, que promete ser forte concorrente do que foi enfrentado por Burle (onda de 35 metros) no Billabong XXL, que premia as maiores “big waves” surfadas em cada temporada.

O surfista britânico contou em sua página do Facebook que as ondas de Nazaré estavam enormes, assustadoras e perigosas, e somente algumas delas forma surfadas. Cotton ainda agradeceu ao norte-americano Garret McNamara (o idealizador do XXL) por ter levado ele até o local.

Confira o vídeo da onda gigante enfrentada por Andrew Cotton: