Brasília recebe sábado atletas de várias tribos

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A capital federal recebe neste sábado (18) a segunda edição do Brasília Multisport.  Mais de 200 atletas, de diversas “tribos” do mundo outdoor (entre corredores de aventura, de rua, triatletas, ciclistas, remadores e canoístas) vão explorar as belezas do cerrado, em uma travessia de 135 km (prova longa) e 35km (prova curta), que vai da parte urbana à rural da cidade.

O percurso conta com trechos de corrida, ciclismo (em estrada) e caiaque intercalados. Os campeões do evento ainda ganham vagas para o Coast to Coast 2010, na Nova Zelândia. “Do percurso ainda não sei nada. Sei somente da divisão das modalidades e distâncias. Gosto de surpresas, não quero muitas informações, quero somente dar o máximo de mim na descida de rio e conseqüentemente ver minha equipe dar o máximo de cada um,assim teremos uma satisfação incrível ao cruzar a linha de chegada”, conta entusiasmado o atleta Pedro Oliva.

E para a disputa, já estão em Brasília quatro atletas da Nova Zelândia. Robin Judkins, organizador do evento há 27 anos e considerado uma “entidade” do esporte, Rachel Cashin, terceira colocada no Coast de 2007, Jim Robinson e Samuel Clark, de apenas 18 anos.  Já as feras brasileiras estão sendo representadas por Alexandre Manzan, Leandro Macedo, Guilherme Pahl, Mateus Ferraz, Bárbara Bonfim, Camila Nicolau entre outros.

“Vários amigos fizeram no ano passado e gostaram da estrutura e da experiência, fiz o Ironman Brasil há 1 mês e me animei pra fazer este ano o Brasília Multisport na categoria dupla. O meu parceiro é Hiel Gesã do Pará. Faremos o melhor possível pra disputar um pódio!. Não sei quem são os adversários, mas faremos uma prova forte”, diz alteta Leandro Vaz.

A largada será no sábado (18), às 7h da manhã, em frente a Esplanada dos Ministérios. Canoagem, pedal e corrida estarão intercalados em várias etapas da prova, sempre com uma preocupação ecoturística. Os 135km estão divididos em 30 km de corrida, 72 de ciclismo e 33 de caiaque. Durante o trajeto, todo balizado, os valentes competidores passarão pela Câmara dos Deputados, Praça dos Três Poderes, Lago Paranoá, entre outros pontos históricos, até “entrar” no cerrado. 

O Brasília Multisport está dividido nas categorias solo, duplas ou revezamento. Também haverá uma prova mais leve, de 25 km de distância, para dar chance a aventureiros estreantes. 

“Mais do que uma competição esportiva, o BMS é uma prova com cunho turístico-cidadão, em que todos terão chance de tornarem-se atletas multisporters”, diz Alexandre Carrijo, organizador do evento.

Ponto em prática a cidadania, haverá uma programação turística, que levará os corredores a  visitarem o Palácio do Congresso Nacional, apresentando história, arte, cultura e o processo legislativo. Eles poderão conhecer por dentro o Plenário da Câmara dos Deputados e a Casa Legislativa. 

O evento também abraça o projeto Meninos de Ouro na Canoagem que viabiliza aulas no Lago Paranoá para crianças e adolescentes carentes do Distrito Federal e do Entorno. Todas as pessoas que trabalham no projeto são voluntárias, e a instituição se mantém de doações e contribuições.  O objetivo é resgatar a cidadania através do esporte.

A primeira edição da competição aconteceu em 2008 e reuniu 180 atletas, mais do que as largadas de triathlon na cidade, que já tem 20 anos de tradição. O evento contou com a presença de 11 atletas renomados de sete diferentes estados (SP, RJ, SC, PR, RN, GO e MG), demonstrando seu alcance nacional.

Entre as novidades para a edição deste ano, destaque para a premiação, com valor de cerca de R$ 18 mil reais entre dinheiro, produtos e passagens aéreas para a Nova Zelândia para o Mundial de Multisport, o Coast to Coast 2010 que serão oferecidos aos campeões da prova.