Brasileiros vão ao pódio no Mundial de vela

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Neste sábado, 1º de fevereiro, teve fim a etapa de Miami (Estados Unidos) da Copa do Mundo de vela, e dois brasileiros subiram no pódio. Na classe Laser, Robert Scheidt conquistou a prata, já na classe Finn, Jorge Zarif ficou com o bronze. Ambos são os atuais campeões mundiais em suas respectivas categorias.

No último dia de competição, aconteceram as Medal Races, regatas com pontuação dobrada, que não puderam ser descartadas, onde os 10 melhores velejadores de cada classe se reúnem. Na Finn, Jorge Zarif ficou em sexto, colocação que assegurou seu lugar no pódio. O brasileiro terminou a competição com 31 pontos perdidos. O vencedor da categoria foi o britânico Giles Scott que, ao chegar em segundo lugar, tirou o título do australiano Oliver Tweddell, líder de boa parte da competição.

Na Laser, por muito pouco Robert Scheidt não ficou com o título. Mesmo vencendo a Medal Race, o brasileiro não conseguiu desbancar o croata Tonci Stipanovic, quinto colocado na regata decisiva, que anotou 16 pontos perdidos na competição, quatro a menos do que o brasileiro. Quem também teve um bom desempenho foi Bruno Fontes, que chegou em segundo lugar na regata decisiva e terminou a etapa na quinta posição, com 31 pontos perdidos.

Outros velejadores do Brasil ficaram há poucos passos do pódio, como Martine Grael e Kahena Kunze, que chegaram na quarta colocação na classe 49 er-FX. Ambas foram ultrapassadas pelas britânicas Frances Peters e Nicola Groves, no último dia de competição, e perderam o bronze por nove pontos. Já na RS:X, Patrícia Freitas e Ricardo Winicki Santos, conhecido como "Bimba", terminaram a etapa de Miami (EUA) do Mundial na quinta posição.

Entre os dias 29 de março e 14 de abril, em Palma de Mallorca (Espanha), acontecerá a próxima etapa da Copa do Mundo de vela. A última etapa da temporada 2013-2014 será em Hyeres (França), entre 19 e 26 de abril.