Brasil fica em 5º no Mundial de Natação Paraolímpica

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Terminou neste sábado (21), o Mundial Paraolímpico de Natação, em Eindhoven, na Holanda. A última prova da competição foi a de águas abertas, com cinco quilômetros. Único brasileiro inscrito, Marcelo Collet terminou na sétima colocação, com o tempo de 1h05m03s.

A vitória na prova foi do australiano Brenden Hall, com 1h01m13s. O destaque, porém, foi a sul-africana Natalie Du Toit, que assim como nas paraolimpíadas de Pequim, chegou à frente entre homens e mulheres, com 1h00m22s.

Para Collet, além da chance de brigar por uma medalha, a prova lhe deu mais uma oportunidade de treinar na água fria, visando à travessia do Canal da Mancha, em setembro. Collet será o quinto atleta com deficiência e o primeiro a ter disputado as paraolimpíadas a encarar o maior desafio da natação em águas abertas. A tentativa do brasileiro acontecerá de 13 a 20 de setembro, no dia que apresentar as melhores condições.

O Brasil conquistou 26 medalhas, sendo 14 de ouro, três de prata e nove de bronze. A disputa pelas primeiras posições do Mundial foi muito acirrada, com a Ucrânia levando a melhor no final, com 57 medalhas (21 de ouro, 20 de prata e 16 de bronze). Os Estados Unidos ficaram em segundo, com as mesmas 57 medalhas, mas com um ouro a menos. Rússia pegou o terceiro lugar, com 46 no geral e 19 ouros, com a Grã-Bretanha em quarto (52/16).