Brasil conquista medalhas no Grand Slam de Judô

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

No fim de semana (8 e 9 de fevereiro), os judocas brasileiros entraram no tatame do ginásio Palais Omnisports Paris-Bercy , em Paris (França), para a disputa do Grand Slam. E assim como no ano passado, o Brasil saiu do torneio que abre o circuito mundial com uma medalha de bronze, dessa vez conquistada por Rafael Silva na categoria 57 kg, e outra de prata, ganha nesta edição por David Moura (+78 kg).

No primeiro dia de competição (sábado, 8 de fevereiro), Rafaela Silva conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Judô, em Paris (França). E mesmo com a torcida contra, a brasileira não se intimidou e venceu a judoca da casa Laetitia Blot por um wazari e um yuko, na categoria 57 kg.

No caminho até a medalha, a atual campeã do mundo venceu a tailandesa Om Pongchaliew e, logo em seguida, a canadense Stefanie Tremblay. Nas semi, a brasileira foi derrotada pela japonesa Anzu Yamamoto e foi para a repescagem. Para continuar o sonho por um lugar no pódio, Rafaela passou por Telma Monteiro, de Portugal, por ippon.

No domingo (9 de fevereiro), a grande atração do dia estava nas arquibancadas do ginásio. O hexacampeão mundial de judô  e ídolo francês Teddy Riner, que se recupera de lesão,  foi um dos espectadores que viu David Moura levar a prata para o Brasil na categoria +78, na última luta do torneio. Depois de passar por três oponentes, o brasileiro perdeu na decisão para o japonês Ryu Shichinohe.

Atual 7º colocado do ranking mundial, David começou o Grand Slam com vitória sobre o austríaco Daniel Allerstorfer. Nas quartas de final ele passou por Renat Saidov, da Russia, com um yuko, no último minuto da luta. Na semi, com outro yuko, o brasileiro levou a melhor contra Faicel Jaballah, mas na final foi superado por ippon com apenas 16 segundos de luta.

Com as medalhas de prata e bronze, conquistadas por David Moura e Rafaela Silva, respectivamente, o judô brasileiro repete a campanha de 2013 na primeira grande competição da temporada, quando Bruno Mendonça foi vice na categoria 73 kg e Victor Penalber o terceiro entre os judocas de 81 kg.

No próximo final de semana (15 e 16 de fevereiro), a seleção brasileira de judô terá mais um compromisso. Dessa vez no European Open de Oberwart e European Open de Roma. Já nos dias 21, 22 e 23, o Brasil compete no Grand Prix de Dusseldorf.