Barcos partiram do Rio para 6ª etapa da Volvo

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

No último sábado à tarde, os barcos na disputa da regata de volta ao mundo partiram da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com destino à cidade de Boston nos Estados Unidos, para a 6ª etapa da Volvo Ocean Race. O barco comandado pelo brasileiro Torben Grael, o Ericsson 4 é o líder geral da prova.

Quem veleja agora rumo à casa é a equipe do Puma Ocean Race. “Não vou negar, é ótimo ir para casa, de onde estou ausente desde setembro do ano passado”, disse o comandande do barco, o norte-americano Ken Read. “Por outro lado tem a pressão, esta é uma etapa que nós temos que ganhar”, acrescentou.  

Para os veteranos da Volvo, esta é a segunda etapa tradicional da prova, uma vez que as outras quatro eram por novos caminhos até portos da Ásia. “Eu acho que pelo menos em duas etapas as conversas eram sobre barcos quebrando e a gente se perguntando se conseguiríamos chegar até o destino. Esta não parece uma etapa que vamos ter esses problemas, mas, de qualquer maneira é uma etapa da Volvo e isso significa que tudo pode acontecer. Não queremos subestimar esta etapa”, disse o capitão do Green Dragon, Ian Walker.

Com aproximadamente cinco mil milhas náuticas, a sexta etapa da Volto tem menos da metade da distância da disputa que trouxe os barcos da China até o Rio de janeiro, em mais de 40 dias no mar. Os barcos terão um portão de pontuação em Fernando de Noronha.

Apesar da liderança geral, Torben Grael diz que a posição é boa, mas não podem se acomodar. “Há ainda um longo caminho para permanecermos parados, especialmente com relação aos pontos. Existem situações que você pode ser conservador, mas se você for conservador todo o tempo você não vencerá a prova. Nós temos que lutar pelos pontos”, disse.

Nesta sexta etapa, os barcos Telefonica Black e Delta Lloyd estão de volta à flotilha, uma vez que tiveram problemas com os barcos na prova de Qingdao, na China, e ficaram parados para fazer os reparos.