Barco de Torben volta a vencer na Volvo Race

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

O Ericsson 4, barco capitaneado pelo brasileiro Torben Grael na maior regata de volta ao mundo – a Volvo Ocean Race – voltou a conquistar neste sábado (23/5) os pontos máximos da prova ao vencer a sétima etapa da disputa, 7 dias, 10 horas e 33 minutos depois de deixar o porto de Boston, nos Estados Unidos, com destino final em Galway, na Irlanda.

Uma multidão aguardava a chegada dos barcos na noite deste sábado na cidade irlandesa, principalmente para festejar o barco “da casa”, os irlandeses do Green Dragon, atualmente em 5º na classificação geral, na qual o Ericsson 4 é líder com uma boa vantagem de pontos para o segundo colocado, o espanhol Telefónica Blue.

“É ótimo chegar em primeiro. É mais um grande passo no caminho do nosso objetivo, então estamos muito felizes por esta conquista”, disse Torben ao desembarcar diante da multidão no cais. “O começo foi difícil, tivemos que tomar grandes decisões ao percebemos que não conseguiriamos estar entre os dois primeiros a cruzar o portão de pontuação [foram os terceiros a cruzar o portão na ilha canadense], então nos posicionamos para o restante da etapa e nos separamos da flotilha, o que funcionou bem, mas era uma decisão arriscada, então tivemos que nos esforçar muito para conquistar a liderança. É sempre uma questão de risco x retorno. Se você acha que o risco vale a pena, voce aceita o desafio. É o jogo. Nós fomos conservadores em alguns momentos, mas assumimos grande riscos tambem”, acrecentou Torben. 

O barco norte-americano Puma foi o segundo a chegar em Galway, seguido pelos irlandeses do Green Dragon. O Telefónica Blue, que está na vice-liderança geral da Volvo, terminou em quarta nesta etapa.

Resultados da 7ª Etapa da Volvo, na Irlanda:
1- Ericsson 4
2- PUMA
3- Green Dragon
4- Telefónica Blue
5- Delta Lloyd
6- Telefónica Black
7- Ericsson 3

Liderança Geral na Volvo Ocean Race até o momento:
1- Ericsson 4 (Torben Grael/BRA), 92.0 pontos
2- Telefónica Blue (Bouwe Bekking/NED), 77.5 pontos
3- PUMA (Ken Read/USA), 76.0 pontos
4- Ericsson 3 (Magnus Olsson/SWE), 60.0 pontos
5- Green Dragon (Ian Walker/GBR), 52.0 pontos
6- Telefónica Black (Fernando Echávarri/ESP), 36.0 pontos
7- Delta Lloyd (Roberto Bermúdez/ESP), 29.5 pontos