Categories: Mais Esportes

Atletismo russo segue fora do Rio 2016

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) anunciou na tarde desta sexta-feira (11) que manteve a suspensão da Rússia para competições internacionais de atletismo, o que inclui os Jogos do Rio 2016, em agosto. A decisão foi anunciada durante na 203ª reunião do Conselho Deliberativo da entidade, que trouxe ainda mais surpresas. Além da suspensão russa, outros cinco países foram oficialmente incluídos na lista de nações que não respeitam as políticas antidoping: Etiópia, Quênia, Ucrânia, Belarus e Marrocos.

Para o presidente da IAAF, Sebastian Coe, este é o caminho certo a se seguir e todo o conselho concordou com o endurecimento das políticas em relação ao doping. “A IAAF precisa liderar este processo, ser líder no esporte. E o conselho vai seguir em termos ações e políticas o mais transparentes possíveis”.

A entidade máxima ainda detalhou o que cada nação “suspeita” precisa apresentar para não ser suspensa e perder a disputa dos Jogos Olímpicos. As situações mais críticas são do Marrocos e da Etiópia, que precisam apontar um coordenador antidoping e estabelecer com urgência um programa nacional para realização de testes nos atletas.

Já no caso da Rússia, as negociações continuam. Durante o encontro, o especialista em antidoping Rune Andersen listou alguns avanços da RUSAF (Federação Russa de Atletismo) em se aproximar das políticas e pensamento da IAAF. De positivo, Andersen citou a troca de presidência e do conselho da entidade russa, assim como o afastamento de Sergey Portugalov, chefe do departamento médico da Federação, Alexei Melnikov, ex-presidente da entidade, e Viktor Chegin, ex-treinador chefe do atletismo do país. Mesmo assim, ele e a federação não têm data definida para liberar os russos para voltarem às pistas.

 

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago