Atletas especiais participam da Travessia dos Fortes

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

A Travessia dos Fortes 2009 reúne no próximo domingo (5/4) no Rio de Janeiro atletas profissionais e amadores em prol da campanha Rio 2016. A competição contará com 2.500 atletas, entre eles 43 nadadores portadores de deficiências.

Waldeíza Queiroz, 22, que tem baixa visão, é um exemplo. Moradora do bairro de Duque de Caxias, ela enfrenta dois ônibus num trajeto de duas horas de viagem para chegar ao Instituto Benjamin Constant, onde treina e cursa o ensino médio.

“Descobri o esporte no instituto há seis anos. Ele é um grande motivador para vencer as barreiras do dia a dia, que são muitas. Além disso, trouxe uma série de benefícios físicos e de integração. Desde que comecei a nadar, conheci pessoas e fiz muitas amizades. Esta é a primeira vez que participo de uma prova como esta, estou muito feliz e ansiosa”, comenta Waldeíza.

O treinamento da atleta amadora é realizado na piscina do Instituto Benjamin Constant. Ela nada cinco mil metros, três vezes por semana. Na Travessia dos Fortes, ela terá a companhia de um guarda-vidas que a acompanha em seus treinamentos.

Waldeíza conta ainda com a participação de outros dois colegas do Instituto Benjamin Constant, que também participam da prova. São eles: Edison da Silva (44) e Marilene Carvalho (48).

Entre os 2.500 nadadores, 1.992 são homens e 508 são mulheres, 78 atletas nadam na classe Elite e 43 são portadores de necessidades especiais. O participante mais novo tem 14 anos e o mais velho, 78. O estado que inscreveu mais competidores foi o Rio de Janeiro (2.041), seguido de São Paulo (245), Minas Gerais (79), Paraná (38) e Distrito Federal (34). Ao todo, 18 estados brasileiros serão representados na prova.

Entre os principais nomes da prova estão o finalista olímpico e campeão pan-americano Thiago Pereira, e da seleção brasileira de maratona aquática composta por Luiz Lima, Allan do Carmo, Marcelo Romanelli, Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto e Isabelle Longo. Além da confirmação do hexacampeão do Ironman do Havaí, Mark Allen.

A Travessia dos Fortes surgiu em 2001, quando a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em parceria com o Exército Brasileiro criou a prova com percurso de Copacabana (posto 6) ao Leme. No primeiro ano do evento, aproximadamente 700 nadadores participaram da travessia. Desde então, foram realizadas seis edições da competição com mais de 15 mil nadadores envolvidos. Este ano, a Travessia dos Fortes retorna ao calendário das maratonas aquáticas depois de dois anos ausente.
Ordem da Largada

9h40 – Largada da Elite Feminina e demais classes do feminino.
10h15 – Largada da Elite Masculina e demais classes do masculino.
10h40 – Largada do PNE.