Atletas ativo finalizam parte de avaliações médicas

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Na última sexta-feira, os atletas do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by Forten” receberam seus equipamentos, uniformes, tênis, bicicletas, tudo de última geração, para seus treinamentos e provas. Felipe Magalhães Silva (Triathlon), Marcelo Avelar (Corrida), Adriano Santin (Mountain Bike), Hélio Carlos Pinheiro (Natação) e Denis Luque (Aventura) finalizaram também a primeira etapa do projeto, que é de avaliações médicas, e eles contam abaixo como tem sido a experiência para eles até agora.

“Vamos ser um laboratório em campo e passar nosso feedback para todos os apoiadores do projeto, pois isso ajuda a desenvolver produtos, esportistas e o esporte como um todo”, destacou Denis Luque, 37 anos, veterano atleta de Corrida de Aventura.

Atleta de múltiplas modalidades, Denis já está aplicando seu treinamento preparado pela BK Sports também na academia Fórmula, e seus treinos incluem corrida, bike, aulas de spinning, musculação, natação, trekking de montanha e canoagem. Pelo exame de Baropodometria do Instituto Cohen, Denis descobriu que precisa corrigir uma pequena pronação do pé esquerdo, o que pode ser feito com o uso de uma palmilha.     

Marcelo Avelar, que levou no evento a “avó emprestada” que utilizou no vídeo que lhe garantiu a vaga no projeto, ressaltou que correr usando as roupas com tecido tecnológico faz toda a diferença. “Mesmo antes de receber as camisetas ativo, toda vez que via no kit de uma prova uma camiseta com tecido santaconstancia já abria o sorriso, pois é outro conforto”, garantiu o corredor de 26 anos. 

Marcelo também aprovou os exames. “As avaliações foram importantes para saber com mais precisão como meu corpo reagirá às cargas de treino, saber que posso ir bem mais além do que costumo ir. Além de corrigir a pisada e alguns pontos relevantes com a finalidade de melhorar a perfomance”, diz Marcelo. “Foi detectada, por exemplo, uma projeção do tronco para frente um pouco maior, sendo que o fisioterapeuta sugeriu alguns exercícios educativos para correção, e para minha pisada, que é hiperpronada, foi sugerido o uso de uma palmilha”, acrescenta. Esses pequenos ajustes já fizeram com que Marcelo diminuísse este ano seu tempo nos 7 km da corrida Oral B, em comparação com o ano passado.

Adriano Santin também ficou impressionado com a qualidade dos exames que fez no Instituto Cohen, ainda mais por praticar uma modalidade cujos atletas amadores não costumam ter esse tipo de preocupação. “Eu cheguei em casa tão empolgado e ao contar para minha mulher, que corre, sobre os exames, ela marcou para o dia seguinte”, disse Adriano, de 41 anos.

“Eu já havia feito uma ergoespirometria há mais ou menos 10 anos, mas ter feito dessa vez no Cohen foi bem diferente. Não só por hoje ser mais atento aos detalhes e resultados, mas também por que dessa vez o teste foi bem mais específico em relação aos meus objetivos esportivos, com teste feito na minha própria bicicleta!”. “Os outros testes que fiz também foram excelentes, e impressionaram pelo volume de tecnologia utilizada e conhecimento dos profissionais que os aplicaram. A baropodometria e a análise de corrida, além de muitíssimo úteis para prevenir lesões, trazem erto “autoconhecimento”, na medida em que características até então ignoradas sobre postura, pisada e equilíbrio são reveladas nos mínimos detalhes, gerando informações preciosas para correção de tendências ou desvios imperceptíveis que podem levar a lesões crônicas”, completou.

Adriano contou que também já está treinando com as planilhas preparadas por Kim Cordeiro da BK Sports. “Falamos de calendário de provas e ele fez uma periodização considerando os circuitos de Mountain Bike mais importantes. Explicou-me, por exemplo, que não se pode fazer provas com muita frequência, pois isso atrapalha a evolução da performance. Aprendi que  uma prova de um dia “consome” duas semanas, pois na semana anterior é feita uma programação visando chegar à prova na melhor condição, e na seguinte deve-se realizar treinos de recuperação”. 

Mais novo do grupo, com 25 anos, Hélio agradeceu a todos pela oportunidade de praticar seu esporte predileto, a maratona aquática, com estrutura de atleta profissional. “Vou trazer o retorno nadando”, disse. Hélio nunca tinha feito nenhum dos exames que realizou no Instituto Cohen e ficou impressionado com a estrutura. “É coisa de primeiro mundo, e os profissionais são muito qualificados e educados e tiraram todas as minhas dúvidas. Graças aos exames eu soube que tenho uma excelente capacidade cardiopulmonar e que tenho alguns pequenos problemas com relação à postura”. Hélio participou recentemente da 4ª etapa do Circuito de Verão e ficou em 5º lugar em sua categoria e 34º no geral.

Felipe, por sua vez, fez uma constatação muito comum em triatletas que resolvem procurar ajuda para praticar esporte. “Percebi que fazia muita coisa errada e sequer desconfiava. Ter todos esses conhecimentos técnicos ajuda muito, não somente com relação à performance, mas também na segurança ao praticar o esporte”. Como resultados dos exames médicos no Instituto Cohen, Felipe disse que está utilizando melhor agora a frequência cardíaca como referência para realizar seus treinos, que ele acorda as 4h30 da manhã para fazer com a equipe da BK Sports e para o qual diz que está bastante motivado.

Os atletas também já iniciaram acompanhamento nutricional com a equipe da Nutricius, parceira do ativo também em outras edições do projeto. Além de todos esses benefícios, os cinco atletas podem treinar gratuitamente na Academia Fórmula. Os atletas também vão receber suplementos alimentares fornecidos pela Ethika.

Confira matéria sobre a entrega dos equipamentos e uniformes aos atletas ativo.
Confira o perfil dos cinco atletas ativo.

 Veja no vídeo abaixo como está a preparação dos atletas ativo.  

 

Para a esta 5ª edição do projeto, além do patrocínio pela Forten, o ativo.com já fechou parcerias com a Santaconstancia para o fornecimento de tecidos tecnológicos para o vestuário; com a Speedo para o fornecimento de materiais aquáticos; com a Hard Eight para a confecção do vestuário; com a Garmin (GPS); a K-Swiss para tênis e também vestuário; com a academia Body Tech (Formula); novamente com a Nutricius para o acompanhamento nutricional dos atletas; com a BK Assessoria Esportiva para a realização dos treinos, e com o Instituto Cohen para as avaliações médicas e com a Sundown para o fornecimento das bikes; e Casa da Pedra para equipamentos de aventura e a Ethika Suplementos Alimentares. Além disso, os selecionados vão ter inscrições gratuitas para as provas proporcionadas pelo ativo.com e também vão ganhar o cartão ativo club, que traz uma série de vantagens para os esportistas.