Atletas ativo descobrem a psicologia esportiva

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Novidade da edição 2011 do projeto “o ativo.com vai patrocinar você by Forten“, o trabalho de psicologia esportiva já começou para os cinco atletas patrocinados neste ano. Alex Mariano, Pablo Bucciarelli, Danilo Milani Zoppi, Ulisses Franceschi Eliano e Daniela Barcelos de Souza começaram frequentar as consultas com a psicóloga esportiva Carla di Pierro e outros renomados profissionais da equipe, em São Paulo, e os primeiros relatos são bastante positivos para essa importante assessoria, ainda pouco explorada por atletas amadores.

“Eu acredito que o acompanhamento psicológico do atleta é um dos maiores benefícios que o projeto pode fornecer aos atletas. Quando o nível da prática esportiva vai ao limite, qualquer instabilidade na vida pessoal afeta os treinos e provas e, da mesma forma, qualquer instabilidade nos treinos afeta a vida pessoal. É uma balança que precisa ser equilibrada”, diz entusiasmado Ulisses Eliano, o triatleta do grupo.

O trabalho psicológico com os cinco atletas ativo neste ano será realizado pela Task Consultoria em Psicologia Esportiva e além de Carla di Pierro, os atletas serão atendidos por outros dois psicólogos esportivos, Eduardo Cillo e Sâmia Hallage.

“Tive consulta com o Dr. Eduardo Cillo e foi ótimo. Ponto de partida para um trabalho ao longo do ano que estou apostando muito. Venho passando por um momento de grande transformação em minha vida e acredito que este acompanhamento me ajudará a manter o equilíbrio e o foco que preciso. Gostei de saber também que ele é especializado em triathlon, o que facilita em falar a mesma língua. Ele tem experiência com outros triatletas e sabe quais são as características e as dificuldades desse esporte. A pior coisa para o triatleta e se deparar com pessoas e profissionais que acreditam que o triathlon baseia-se em nadar, pedalar e correr isoladamente. Isto denota um desconhecimento generalizado do esporte. Sendo assim, estou bem otimista!”, acrescenta Ulisses.

O mountain biker Alex também teve consulta com Eduardo Cillo e já está agendado para consultas semanais.  “Acho que isso será de grande valia, pois o psicológico influencia em muito o rendimento de um atleta numa prova”, acredita Alex.

Mas de que forma a Psicologia do Esporte pode ajudar os atletas amadores? “Ela ajuda os atletas a identificar suas habilidades, pontos fortes, e seus hábitos e comportamentos improdutivos, viabilizando a possibilidade de aprender novas habilidades, suprindo a necessidade de cada um, para melhor performance e saúde”, esclarece Carla di Pierro.

A corredora e única mulher no time ativo, Daniela Barcelos, diz que está gostando muito da experiência e das consultas com a psicóloga Carla. “Eu nunca tinha feito nenhum tipo de terapia como esta e imagino ser algo essencial para qualquer pessoa. E para nós que praticamos esporte isso é realmente muito importante, pois nosso corpo é uma unidade e não tem como separar o físico do psicológico, tudo está ligado, um faz parte do outro. Sei que ainda existem alguns tipos de preconceitos com relação a isso, mas indico a todos que algum dia tiverem oportunidade de fazer”, diz Daniela.

O nadador Danilo Milani Zoppi também está empolgado com o trabalho de psicologia esportiva. “Tive consulta com a psicóloga Carla e foi muito legal, parece que ela tocou em alguns pontos primordiais para a minha evolução. Ela fez uma lista completa da minha vida”, brinca Danilo. “Eu acredito que esta será uma das principais peças para o meu sucesso”, acrescenta.

Carla resume a metodologia do trabalho com os cinco atletas. “O trabalho visa no primeiro momento avaliação psicológica e comportamental dos atletas. A partir desta avaliação, que é feita nos primeiros encontros, é definido junto com os atletas os pontos a serem trabalhados especificamente com cada um e, a partir daí, é feito um planejamento de ações que visam atingir metas estabelecidas no acompanhamento da psicologia esportiva”, diz Carla di Pierro.

Pablo, que é o atleta de aventura do time ativo, aposta alto no trabalho. “Tive um reencontro com uma das profissionais mais gabaritadas da medicina esportiva do país, pois já conhecia o trabalho da Dra. Sâmia Hallage, e agora tenho o privilégio de fazer parte de sua equipe de atletas. A partir de agora, terei ao meu lado o apoio que precisava para melhorar meu comportamento diante das adversidades do cotidiano de treinos, bem como das provas”, diz.

O Projeto – Junto com parceiros de diversas áreas, o ativo.com oferece um ano de suporte de primeiríssima linha, proporcionando a prática esportiva com condições de atletas profissionais. Na edição 2011 os atletas contarão com alguns parceiros de outras edições como a assessoria esportiva da BK, conduzida pelo treinador kim Cordeiro; a equipe de nutricionistas da empresa Nutricius; com a equipe de médicos e fisioterapeutas do Instituto Cohen, e agora também com os profissionais do Sports Lab (ergoespirométrico e monitoramento). Em 2011 há uma novidade, os atletas também contarão com a psicóloga esportiva Carla di Pierro.

Na parte de equipamentos o time não poderia ser melhor, os uniformes serão confeccionados novamente pela Hard Eight com tecido tecnológico Santaconstancia. Os demais materiais esportivos serão fornecidos pela Kailash (aventura), Flets e Nike (tênis). A DLK Sports fornecerá o Monitor Cardíaco da Oregon. Os suplementos serão fornecidos pela Forten e Probiótica. As inscrições nas provas ficam por conta do ativo.com, que também irá presentear cada atleta com o cartão ativo club.

 Matérias relacionadas:
Pablo vence corrida de aventura Troféu SP.
Corredora ativo começa temporada com medalha.
Atletas ativo falam de seus planos para 2011.
Conheça os novos atletas ativo.com.
Selecionados os novos atletas ativo.com.