Atleta de aventura ativo fará expedição ao Peru

Atualizado em 20 de abril de 2016
Mais em Mais Esportes

Nesta sexta-feira (30), o atleta de aventura ativo, Denis Luque, embarca para uma grande expedição pelas montanhas do Peru. Denis faz parte do grupo de cinco atletas selecionados para a edição 2010 do projeto ” ativo.com vai patrocinar você by Forten”. Na volta, que será no final de agosto, depois de 21 dias de jornada Cordilheira adentro, Denis vai narrar toda a sua aventura aos leitores do ativo.com. 

Aos 38 anos, Denis é um experiente atleta no mundo das Corridas de Aventura, mas nunca participou de um projeto “radical” como esse. A decisão de desbravar as Cordilheiras peruanas veio após o convite de um amigo, o ‘Betão’ (Carlos Alberto Monteiro), com experiência de 25 anos em montanhismo, e que já fez trekking nas montanhas do Peru, no Nepal, na Bolívia e nos Estados Unidos. A Cordilheira dos Andes vale o retorno para nova jornada.    

“Começamos a planejar a viagem em abril, e este roteiro é um pouco mais puxado do que o Betão havia feito antes, o nosso guia local chegou a ficar preocupado quando apresentamos o roteiro, mas mandamos nossos currículos e ele ficou mais calmo”, conta Denis. Denis e Betão terão a companhia também de Claudenício Ferreira (Claudio / Massaranduba), corredor de aventura de Campinas e que já fez a trilha Salcantay no Peru, e Marcelo Suguyama (Sugus), praticante de atividades outdoor como cicloturismo e trekking. 

“Serão 22 dias de grandes altitudes na Cordilheira, inclusive com trekking no gelo (Cordilheira Blanca), que não tenho experiência, mas contaremos com a ajuda de uma agência local. A ideia é voltar no dia 21 de agosto, vamos chegar por Lima, capital do país, e vamos pegar 8 horas de ônibus até uma cidade chamada Churup Trek para aclimatação de altitude. De lá temos um percurso de 9 dias pela primeira Cordilheira. Eu nunca fiz tanto tempo de trekking”, acrescenta Denis.  

A expedição será no estilo “old school”, ou seja, os aventureiros vão carregar apenas os suprimentos necessários para as travessias, mas sem o apoio de altas tecnologias de comunicação. Para Denis, o grande desafio será o de fazer trekking em montanhas altas.

“São mais de 4.500 metros de altitude, e também teremos escalada no gelo, e terei que me preparar para dormir com temperaturas baixíssimas, como menos 15º graus, algo que desconheço”, diz Denis, que ainda não esteve no Peru. “A meta é atingir o Cumbre Pisco, com 5.782 metros de altitude”. 

Para participar da expedição, Denis teve que cancelar algumas corridas de aventura que faria no Brasil vestindo a camisa de atleta ativo. Mas o espírito de atleta de aventura ativo estará agora nas altas montanhas do Peru, embalado na torcida de todos da equipe ativo.